São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996
Próximo Texto | Índice

'Doutor' de micro atende a domicílio

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

A figura do médico de família, que ia à casa do paciente e examinava de sarampo a apendicite, volta nos tempos da informática em forma de técnico a domicílio.
Como um clínico geral, esse pronto-socorro faz de tudo um pouco: corrige barbeiragens dos aprendizes no uso do sistema operacional, instala programas e periféricos, substitui componentes e até dá aulas de informática.
A presença desses profissionais vem crescendo com o mercado doméstico de computadores, principalmente dos sem grife.
Pesquisa Datafolha realizada em junho último apurou que 18% das famílias paulistanas já possuíam micros em suas casas -isso significa um universo de 404 mil famílias computadorizadas.
Além de leigo, o usuário doméstico prefere o preço baixo -e os riscos- do micro sem marca e sem manual aos programas tutoriais explicadinhos dos computadores de grandes fabricantes.
A mesma pesquisa Datafolha revela que pelo menos 23% dos donos de micros possuíam computadores sem marca em casa.
O casamento de leigos com máquinas montadas é uma fonte inesgotável de trabalho para o técnico a domicílio, que cobra por hora (a partir de R$ 35), visita, contrato, de acordo com o problema ou com as posses do cliente.
Geralmente munidos de telefones celulares e pagers, eles recebem chamados a qualquer hora. Muitos atendem 24 horas, nos fins de semana e feriados.
Alguns tornam-se amigos dos clientes. Outros, por prestar um mau serviço, acabam levando o usuário indignado a aprender mais sobre a máquina.
Para não ter dores de cabeça com o "doutor", o consumidor deve procurar, entre outras providências, obter referências sobre a pessoa e a qualidade do seu serviço.
O uso de programas chamados utilitários também pode evitar tragédias, como a perda de dados do disco rígido, e economizar um chamado de socorro.

LEIA MAIS sobre técnicos a domicílio na pág. 5-10

Próximo Texto: Impressoras HP; Microsoft para crianças; PCs da Sharp; Liquidação da Compaq
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.