São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comédia do Monty Python vive no PC

Jogo em CD-ROM traz humor fino do grupo inglês

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Como as melhores piadas do Monty Python, a notícia de que o grupo de humoristas britânicos está lançando um jogo em CD-ROM não deve ser lida ao pé da letra.
"Monty Python and the Quest for the Holy Grail" (Monty Python e a Busca do Cálice Sagrado) é, tecnicamente, um jogo. Mas, na prática, oferece muito mais atrações.
Inspirado no primeiro filme de sucesso do grupo, "Monty Python e o Santo Graal", de 1975, esse CD mostra as possibilidades do humor na era da informática.
Antes mesmo de instalar o jogo, ao ler as instruções, o usuário já vai ter uma idéia do que vem pela frente: "Ficaremos profundamente chateados se você tiver dificuldades instalando o CD, mas saiba que estamos muito ocupados resolvendo os nossos próprios problemas", diz o pequeno manual.
Na realidade, basta ter um micro 486 com "Windows" (a partir de 3.1) para fazer o jogo funcionar.
As piadas se sucedem de tal forma que conseguir fazer o rei Arthur superar as nove etapas do jogo -e conquistar o cálice sagrado- é apenas parte da diversão.
Ao passar por uma vila afetada pela peste, Arthur só vê miséria e montanhas de mortos. Você verá algo mais se clicar com o mouse sobre o corpo de um homem que está sendo levado para o enterro: "Não estou morto! Sinto-me muito bem! Não estou morto!"
Em cinco etapas, o usuário também disputa um joguinho relacionado à missão que acaba de cumprir. Para quem gosta de "Tetris", há uma versão hilariante, no qual as peças têm formas humanas.
Quando Arthur enfrenta o Cavaleiro Negro, o usuário tem a oportunidade de reencenar o combate. Regra única: "Arthur mata o cavaleiro". Aliás, não deixe de lutar do ponto de vista do perdedor.
Ao clicar com o mouse em cima de uma caveira, que aparece numa das etapas finais do jogo, o usuário ouvirá: "Clique aqui mais 500 mil vezes e você terá uma surpresa".
Além dos joguinhos e animações criados pela equipe dirigida por um dos remanescentes do Monty Phyton, o ator e roteirista Eric Idle, o CD traz também clipes com meia dúzia de cenas do filme.
Última dica: clique em cima de tudo -é a única forma de descobrir as piadas e segredos do jogo.

O CD-ROM custa US$ 40 nos EUA, e foi produzido pela 7th Level. Pode ser encomendado em São Paulo pela Tomorrow (011) 852-4466

Texto Anterior: CD-ROM ajuda gamemaníacos
Próximo Texto: TV exibe programa dos anos 60
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.