São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contratação de ex-diretora do BNDES por banco é contestada

Para deputados do PC do B, Landau tem 'informações valiosas'

LUIS HENRIQUE AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

Os deputados estaduais Jamil Murad e Nivaldo Santana, do PC do B, entram hoje na Procuradoria Geral da República com uma representação solicitando a abertura de inquérito para investigar a contratação da ex-diretora de Privatização do BNDES, Elena Landau, pelo banco Bear Stearns.
Segundo Murad, a contratação tem "cheiro de corrupção". O deputado afirma que a ex-diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social tem "informações importantes e valiosas, algumas confidenciais e de interesse estratégico para o país".
Por isso, diz Murad, ela não poderia ter sido contratada por banco interessado nas privatizações.
"Em 94, quando a Landau era diretora do BNDES, ela promoveu a venda de sobras de ações da Usiminas, por US$ 400 milhões, e a licitação foi vencida justamente pelo Bear Stearns", diz Murad.
Ontem, Elena Landau disse que a acusação dos deputados é "ridícula e absurda" e que ela fez uma "quarentena por livre e espontânea vontade" desde que deixou o governo em junho passado.
"Hoje, não tenho mais informações de dentro do governo. Não há nada na legislação que impeça minha contratação", disse.
Ainda segundo Landau, é "muito comum" que funcionários egressos do governo trabalhem na iniciativa privada em setores relacionados a suas antigas funções.

Texto Anterior: Funcionários vaiam decisão
Próximo Texto: Contratação de ex-diretora do BNDES é contestada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.