São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 1996
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Inmetro vai reavaliar marcas

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) promete avaliar com mais rigor as marcas que falharam nos testes do INT.
"A marca que for reprovada novamente será retirada do mercado", disse ontem, no Rio, o presidente do Inmetro, Júlio Bueno.
Os testes do Inmetro serão feitos a partir da próxima semana. Segundo Júlio Bueno, as medidas foram tomadas para garantir que o consumidor não tenha problemas na hora de usar a camisinha.
"Os testes são muito rigorosos. Não é porque foi reprovada no teste do INT que a camisinha vai arrebentar quando estiver sendo usada. Para não ter surpresas desagradáveis, o consumidor deve ficar atento ao certificado do Inmetro", disse Bueno.
Ele pretende discutir com o Ministério da Saúde e fabricantes a redução do prazo de validade dos produtos de seis para três meses.
"A gente acredita que o prazo de validade esteja prejudicando a qualidade. No caso dos importados, o produto sofre alterações, pois é muito longo o período entre a fabricação e o uso."
O Inmetro pretende aumentar o número de preservativos testados por lote. "Em um lote com 150 mil preservativos, são feitos atualmente 125 testes. Passaremos a testar 300 preservativos."
A checagem do Inmetro passa por várias etapas. Durante a análise são feitos testes de vazamento, tração (para verificar a elasticidade), estouro, envelhecimento e novamente tração e estouro.
O Inmetro acha que essas análises são suficientes e não pretende incluir novos testes.
O resultado do teste com produtos nacionais foi considerado satisfatório pelas autoridades sanitárias, já que, das dez marcas existentes no mercado apenas uma, a Olla, apresentou problemas.

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