São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste reprova 8 tipos de preservativo

OSCAR RÖCKER NETTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Oito tipos de camisinhas vendidas no Brasil foram reprovadas em testes realizados pelo INT (Instituto Nacional de Tecnologia) a pedido do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
Todas estouraram quando submetidas a testes de pressão de ar. Duas apresentavam sujeira.
Ao todo foram analisados 20 tipos, entre nacionais e importados. Entre as reprovadas, apenas uma é fabricada no Brasil, a Olla não-lubrificada.
As outras (veja quadro na pág. 3) são importadas da Coréia do Sul, Malásia, Estados Unidos, Índia e Japão. As empresas não concordam com os métodos usados no teste pelo Idec e ameaçam entrar na Justiça contra o órgão.
Sezifredo Paulo Paz, 36, coordenador técnico do Idec, afirma que os principais problemas ocorreram com preservativos mais velhos, mas que estavam dentro do prazo legal de validade.
Segundo o Idec, os produtos reprovados apresentam riscos de saúde para o consumidor. Além disso, não cumpririam a função para a qual são adquiridos (impedir a gravidez e prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids).

LEIA MAIS na pág. 3

Texto Anterior: Vítima de estouro quer processar fabricante
Próximo Texto: Homem é achado coberto de fezes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.