São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taleban negocia e rejeita ultimato

Governo afegão sofre derrotas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A milícia islâmica Taleban, novo governo do Afeganistão, abriu negociações com o líder guerrilheiro Abdul Rashid Dostum, mas desafiou ultimato para deixar Cabul, a capital do país.
Desde que assumiu o governo, o Taleban vem sofrendo pesadas derrotas no norte do país, região sob controle de Dostum (que comanda um grupo da etnia uzbeque) e do general Ahmed Shah Massoud, fiel ao governo deposto. Os dois grupos se tornaram aliados contra o Taleban.
As negociações com Dostum, aparentemente, acontecem sob mediação do vizinho Paquistão, preocupado com uma eventual expansão do conflito.
O encontro de quatro horas reuniu Dostum, Mohammad Ghaus (chanceler do novo governo), um ministro paquistanês e um líder xiita (o Taleban é sunita).
O ministro da Informação do novo governo disse que o Taleban não vai aceitar o ultimato de Massoud para sair de Cabul.
A emissora britânica BBC disse na terça-feira que Massoud prometeu "sangue e destruição" se o Taleban não abandonar a capital.
Na sede da ONU, em Nova York, o chanceler deposto Abdul Rahim Ghafoorzai fez um apelo para que o Taleban deixe Cabul, tomada há cerca de três semanas.
Desde que a milícia tomou o governo afegão, instituiu regras islâmicas rígidas, proibindo as mulheres de trabalhar e exigindo que os funcionários públicos usem barba.
Governo interino
O chanceler deposto disse que a saída do Taleban da capital do Afeganistão poderia levar à formação de um governo interino de união nacional, até a convocação de novas eleições no país.
Ele falou durante um debate na ONU pedido pela Rússia e por países da Ásia Central, que estão preocupados com a fronteira com o Afeganistão.
Aviões de guerra do Taleban bombardearam ontem a cidade de Jabal-us-Sahraj (norte), controlada por Massoud.

Texto Anterior: Pesquisa indica Dole mais perto de Clinton
Próximo Texto: EUA tentam cessar-fogo entre curdos do Iraque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.