São Paulo, sábado, 19 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil vai construir telescópio no Chile

Aparelho deve rivalizar com o Hubble

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil vai participar da construção de um dos mais precisos telescópios do planeta.
O projeto do equipamento deve permitir que suas imagens rivalizem em qualidade com as do telescópio espacial Hubble. As informações obtidas pelo aparelho poderão ser captadas pela Internet.
O Laboratório Nacional de Astrofísica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico vai financiar cerca de metade dos US$ 28 milhões necessários para a construção do SOAR (sigla em inglês para Observatório do Sul para Pesquisa Astrofísica).
O telescópio será instalado no monte Pachon, no Chile. Deve entrar em operação em 2001. A construção do SOAR será o resultado de uma parceria do governo brasileiro com as universidades da Carolina do Norte e Estadual de Michigan e com os National Optical Astronomy Observatories (EUA).
O SOAR terá um espelho (por onde são captadas as imagens) de 4 metros de diâmetro. O maior telescópio brasileiro em funcionamento, em Brasópolis (MG), tem 1,6 metro de diâmetro.

Texto Anterior: Ministro quer demitir 2.500
Próximo Texto: Índios sequestram ônibus no Maranhão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.