São Paulo, sábado, 19 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unicamp lança seu 'açúcar saudável'

Produto vai ao mercado em 2 anos

VANDERLEI FRANÇA
DA FOLHA SUDESTE

Não engorda, não provoca cáries, mantém o sabor natural e pode ser consumido por diabéticos. Essas são as principais características do "new sugar", um novo tipo de açúcar lançado oficialmente ontem pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
O produto deve estar no mercado para consumo dentro de dois anos. O preço deve ficar entre o do açúcar comum e o adoçante.
Em processo de pesquisa desde 1988, o produto já está pronto para atingir escalas industriais. Ontem, a Unicamp mostrou pela primeira vez o açúcar, que inicialmente tem forma de xarope.
O objetivo da equipe era conseguir um adoçante que não produzisse calorias e mantivesse as características do açúcar.
"Essas calorias nem sempre são desejáveis para quem quer manter a forma ou para os diabéticos", disse Yong Parck, médico e bioquímico que coordenou o projeto de desenvolvimento do new sugar.
A principal descoberta da equipe de Parck foi um microorganismo, o Aspergillus niger, que, sob fermentação, produz uma enzima chamada frutosiltransferase.
"A enzima propicia a quebra das moléculas da sacarose, com a consequente adição de novas moléculas de frutose."
"Assim, concluímos que conseguimos uma substância que tem a função de adoçante e não é absorvida pelo organismo", disse Parck.
O projeto foi financiado pela Usina da Barra, de Barra Bonita.
Inicialmente, a usina fornecerá o produto -ainda em forma de xarope- para o consumo animal.
Por desenvolver o projeto, a Unicamp vai ficar com 0,12% de todo o lucro bruto que a usina obtiver com a comercialização.
Açúcares semelhantes já são produzidos na Europa e Japão.

Texto Anterior: Preservativo não é distribuído
Próximo Texto: Pais questionam métodos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.