São Paulo, sábado, 19 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

México muda política petroquímica

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A mudança na política de privatização do setor petroquímico mexicano vem gerando insegurança entre os investidores e aumentando a instabilidade cambial no país.
No último domingo o governo mexicano anunciou que a participação do setor privado na indústria petroquímica não poderá ultrapassar o limite de 49% das ações de uma empresa.
A mudança de estratégia provocou na semana passada uma onda especulativa contra o peso, pois empresários e investidores consideram que a mudança sinaliza uma nova orientação para toda a política econômica.
O presidente Ernesto Zedillo explicou que foram descobertos problemas legais, já que a privatização ocorria desde a gestão Salinas de Gortari com base numa lei promulgada em 1958.
Zedillo esclareceu que a decisão foi de fazer uma revisão de todo o processo de privatização para garantir uma segurança legal completa para os interessados nos ativos da Pemex e para os que desejem investir em novas plantas. Ontem foi anunciada proposta de Zedillo de manter controle estatal sobre nove produtos petroquímicos.

Texto Anterior: Dívidas estaduais e retomada do crescimento
Próximo Texto: Fipe registra alta de 0,27% em outubro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.