São Paulo, sábado, 19 de outubro de 1996
Próximo Texto | Índice

Governo deposto toma base estratégica

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo deposto do Afeganistão, no primeiro ataque conjunto com os recém-aliados uzbeques do país, disse ter tomado a base aérea de Bagram, o último local estratégico ao norte de Cabul que ainda era dominado pelo Taleban.
"Estamos operando juntos em unidades mistas", disse Mirabbuddin Astana, uma autoridade militar ligada ao comandante Ahmed Massoud, que está liderando as forças do governo deposto.
O ataque à base de Bagram foi a primeira operação conjunta das forças de Massoud com as do líder guerrilheiro uzbeque Abdul Rachid Dostum. Os dois grupos já haviam lutado no mesmo terreno contra o Taleban, mas nunca em uma operação conjunta.
O Taleban está agora perdendo território no norte do país, depois de ter tomado o governo afegão, no último dia 27 de setembro.
Desde que assumiu o poder, a milícia, surgida nas escolas religiosas do Paquistão, instaurou um governo islâmico, proibindo as mulheres de trabalhar.
Ontem, Massoud pediu mais uma vez que os combatentes do Taleban se retirem da capital afegã.
"Agora temos controle sobre toda a base aérea de Bagram, a principal parte da força do Taleban já se retirou em direção a Cabul", disse o militar Astana.
Os homens de Massoud já controlavam, antes do ataque de ontem, metade da base aérea.
Anteontem, Dostum havia despachado tanques e centenas de homens para ajudar Massoud.
Em resposta, aviões do Taleban bombardearam posições junto à base aérea de Bagram e ao vale do Panjshir, 100 km mais ao norte.
Apesar dos ataques que vem realizando, o comandante Massoud ofereceu um cessar-fogo, segundo um porta-voz do Taleban.
Não foram dados detalhes sobre as condições da trégua. O Taleban só respondeu que "sempre se opôs aos combates no país".
A rádio Paquistão divulgou que o presidente do país, Faruq Leghari, espera se encontrar com Dostum e com membros do Taleban para negociar o fim do conflito.

Próximo Texto: Lebed monta 'máquina' para chegar à Presidência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.