São Paulo, sábado, 19 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que é o sandinismo

DA REDAÇÃO

A Frente Sandinista de Libertação Nacional foi fundada em 1962 por Carlos Fonseca, para se opor à ditadura da família Somoza.
Tomou o poder em julho de 1979, junto com um grupo de políticos liberais com os quais se aliara, e expropriou os bens da família Somoza, além de nacionalizar bancos e companhias de seguro nicaraguenses.
O governo Ortega se caracterizou pela centralização da economia nas mãos do Estado e pelo combate aos "contras" (contra-revolucionários), apoiados pelos Estados Unidos.
Pressionado por sanções econômicas e patrulha de barcos americanos em suas costas, Ortega faz eleições em 1984 -e vence.
Em 1985, os EUA apertam o cerco. No ano seguinte, o governo fecha o "La Prensa", jornal da família Chamorro, e os EUA aprovam ajuda de US$ 100 milhões para os "contras".
Em 1988, governo e "contras" aprovam uma trégua, que leva às eleições de 1990. Ortega faz uma campanha com comícios gigantes, mas Violeta Chamorro surpreende na última hora e obtém vitória.
O sandinista deixa o governo com inflação anual de 33.000%. Os EUA suspendem as hostilidades e os "contras" se tornam um grupo político.

Texto Anterior: Nicarágua decide se volta ao sandinismo
Próximo Texto: Economia é o principal desafio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.