São Paulo, domingo, 20 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pressão alta pode lesar órgão

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Toda pessoa que está com a pressão arterial elevada deve procurar um médico para checar a função de seus rins.
Cerca de 5% dos casos de hipertensão arterial são provocados por alterações nos rins. Os outros 95% não têm uma causa definida -é o que os médicos chamam de hipertensão essencial.
No entanto, segundo José Luiz Santello, coordenador da Liga de Hipertensão do HC-USP, mesmo os hipertensos que não têm problemas renais podem sofrer alterações graves nesses órgãos se a pressão não for controlada.
Santello explica que a hipertensão arterial não-tratada é uma das principais causas de diálise (uso de máquina para substituir a função dos rins) e de transplante renal nos EUA. O diabetes (taxa elevada de açúcar no sangue) não-controlado é outra causa frequente. Ele responde por 50% dos casos.
Para Santello, uma das maiores dificuldades de diagnosticar problemas renais é que, muitas vezes, eles são "silenciosos" (não produzem sintomas perceptíveis) durante décadas.
Isso acontece porque os rins trabalham com uma grande "reserva", ou seja, mesmo com algum nível de comprometimento, seu trabalho é satisfatório. A pessoa vai começar a apresentar sintomas quando mais de 65% da função do órgão já foi perdida.
Quanto mais tempo demorar o início do controle da pressão arterial e do diabetes, maior o comprometimento dos rins.
(JB)

Texto Anterior: Saiba mais sobre os rins
Próximo Texto: 25 mil fazem diálise no país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.