São Paulo, domingo, 20 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresária ganha 30 kg e fica um ano de cama

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A microempresária Élida dos Reis, 46, enfrentou recentemente um problema nos rins que apareceu de uma hora para a outra.
Há três anos, Élida começou a ter uma alergia nas mãos, inchaço no corpo e aumento da pressão arterial. Foi orientada a procurar um especialista, que iniciou as investigações.
"Fiz uma porção de exames, mas foi só uma biópsia (retirada de pequeno fragmento) do rim que indicou que eu estava com uma nefrose (inflamação nos rins)."
Élida teve que ficar mais de um ano em casa tomando remédios e fazendo repouso.
Só ficou internada uma semana no hospital porque não estava conseguindo urinar. Ela não precisou se submeter a nenhuma diálise.
"Foi muito dura essa fase. Além dos remédios, só melhorei com a o apoio de um grupo espírita."
Élida chegou a engordar quase 30 kg (passou de 59 kg para 87 kg) em função dos remédios e da retenção de líquidos.
"Hoje levo vida normal. Faço ginástica, trabalho (até um pouco mais do que deveria) e tomo apenas um remédio. Estou com meu peso praticamente normal".
(JB)

Texto Anterior: 25 mil fazem diálise no país
Próximo Texto: Toxicomania é mais frequente em homens; Entidade mede pressão na avenida Paulista; Ligadura de trompas é o 2º método mais usado; Revista para dentistas é lançada este mês; SP terá simpósio sobre mulher e coração; Aumento da próstata é tema de congresso; Metade dos diabéticos ignora ter a doença
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.