São Paulo, domingo, 20 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Litoral norte esconde praias inexploradas

SALIM BURIHAM
DA FOLHA VALE

Os turistas adeptos do sossego vão ter de enfrentar até três horas de caminhadas em trilhas para chegar às praias desertas do litoral norte no verão.
Na costa sul de São Sebastião, no trecho entre Barra do Una e Paúba, a alternativa é a praia Brava, entre Boiçucanga e Maresias.
O acesso à praia é feito a pé, por uma trilha íngreme no morro. A caminhada em meio à Mata Atlântica dura uma hora e meia.
Para os que gostam de sossego, mas detestam andar, a alternativa é chegar ao local de barco.
A praia Brava é ideal para quem quer tomar banho de sol à vontade ou praticar surfe.
Em Ilhabela, as praias do Bonete e Castelhanos são as mais procuradas pela "turma do sossego".
Castelhanos fica de frente para o mar aberto. Como a estrada de 25 km até a praia está praticamente intransitável, o acesso só é possível para quem for de jipe ou moto.
Para chegar até a praia do Bonete, no sul da ilha, é preciso caminhar cerca de três horas.
O esforço é compensado por uma bela paisagem, que inclui cachoeiras e a chance de ver animais que vivem na Mata Atlântica.
É recomendável que o turista leve água e alimentos para consumir durante a caminhada. Outra dica importante: não esqueça o repelente. As trilhas são conhecidas pelos borrachudos.
A praia Brava, em Caraguatatuba, passa quase despercebida no verão. Como o acesso ao local é difícil, a praia é frequentada quase exclusivamente por surfistas. A caminhada dura cerca de uma hora.
O acesso à praia está a cerca de cinco quilômetros do centro, depois da praia Martin de Sá. A Brava fica antes da praia do Capricórnio.
Outra praia deserta que deve ser procurada pelos turistas neste verão é a da Ilha do Tamanduá. O único acesso à praia é por barco.
A ilha fica a quatro quilômetros da costa, na direção da praia de Tabatinga, próxima à divisa com Ubatuba. A praia do Bonete, em Ubatuba, fica entre as praias da Lagoinha e Fortaleza. Pode-se chegar à praia a pé ou de barco.
A caminhada até o Bonete leva uma hora a partir da praia da Lagoinha. No caminho pelas encostas, vale a pena dar uma parada na praia do Peres, onde está o restaurante Mar Virado.
Outra dica em Ubatuba é a praia das Sete Fontes -parada obrigatória de barcos, lanchas e veleiros que navegam pela região.
O bar Stoatôa é o ponto de encontro dos navegantes. O acesso a pé é possível por uma trilha a partir do Saco da Ribeira. A caminhada leva duas horas.
A praia Brava da Almada, na região norte, é outro local procurado por quem quer sossego. O único meio de chegar à praia é por uma trilha na encosta da Serra do Mar.

Texto Anterior: Toxicomania é mais frequente em homens; Entidade mede pressão na avenida Paulista; Ligadura de trompas é o 2º método mais usado; Revista para dentistas é lançada este mês; SP terá simpósio sobre mulher e coração; Aumento da próstata é tema de congresso; Metade dos diabéticos ignora ter a doença
Próximo Texto: Para se divertir no verão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.