São Paulo, domingo, 20 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cupim é a maior praga urbana

ANA LÚCIA ARAÚJO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Hoje em dia, o cupim é o inseto que mais aflige os habitantes das áreas urbanas. Ele é a espécie que melhor se adaptou às condições ambientais das cidades.
Os cupins podem causar uma infinidade de estragos, muitas vezes irreparáveis, nas casas e apartamentos. Por se alimentarem de celulose (substância encontrada nos vegetais), destroem papéis, móveis e até mesmo as estruturas de madeira das construções.
Reconhecer um cupim pode ser fácil. Apesar de apresentar mais de 2.000 espécies, existem duas delas que são consideradas as principais quando acontece deterioração de peças de madeira.
Se houver montinhos de farelo granulado junto a um móvel, é provável que ele esteja sofrendo o ataque dos "cupins-de-madeira-seca".
Já o "cupim subterrâneo", que faz ninhos de até 10 m abaixo do solo, constrói um pequeno túnel na cor e espessura de terra (marrom-avermelhada) quando chega à parede ou à madeira do imóvel.
Esse túnel apresenta as condições ideais de umidade e temperatura para essa espécie de cupim sobreviver e proliferar.
Ambos são cupins voadores -em geral, é aquele bichinho chato que fica em torno das lâmpadas nos dias de verão.
Uma solução simples para evitar que eles se alojem dentro do imóvel é colocar recipientes com água embaixo das lâmpadas. O objetivo é fazer o cupim cair dentro deles para morrer afogado.

Texto Anterior: Como evitar a invasão dos insetos
Próximo Texto: Há perigo de doenças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.