São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Marketing é a alma do negócio, diz Grottera Publicitário relata importância da marca e da comunicação DA REPORTAGEM LOCAL A alma do negócio é o marketing; a alma do marketing é a marca; e a alma da marca é a comunicação.A opinião é de Luis Grottera, que realizou a palestra "Comunicação: Planejando, Dá" no auditório da Folha, na última quarta-feira. O evento faz parte do ciclo "Arena do Marketing", que a Folha promove quinzenalmente às quartas, com grandes nomes da propaganda e do marketing. Grottera, presidente da agência Grottera, disse que a propaganda não é a alma do negócio. "A propaganda é uma parte menor de algo que é muito mais importante: o marketing." Para ele, o marketing é uma atividade que inclui estudo, avaliação de potenciais da empresa e a forma de levá-los ao consumidor. Marca Acima do marketing, diz Grottera, está a marca, em que se define o sucesso. Ele cita o mercado de cigarros como um dos mais perceptíveis da importância da marca. "O fumo é sempre o mesmo, o câncer é o mesmo. Mas se fumo Marlboro, sou homem; se fumo Charm, sou interessante." Mas para construir a marca, diz Grottera, é preciso utilizar de sua alma: a comunicação. "A comunicação é um conjunto de atividades como o marketing direto, merchandising, assessoria de empresa, relações públicas e a propaganda -a mais potente entre elas." Na comunicação traduz-se a linguagem da empresa -definida pelo marketing- para a do consumidor, por meio da propaganda. Texto Anterior: Propaganda furada Próximo Texto: O horário político Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |