São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marketing é a alma do negócio, diz Grottera

Publicitário relata importância da marca e da comunicação

DA REPORTAGEM LOCAL

A alma do negócio é o marketing; a alma do marketing é a marca; e a alma da marca é a comunicação.
A opinião é de Luis Grottera, que realizou a palestra "Comunicação: Planejando, Dá" no auditório da Folha, na última quarta-feira. O evento faz parte do ciclo "Arena do Marketing", que a Folha promove quinzenalmente às quartas, com grandes nomes da propaganda e do marketing.
Grottera, presidente da agência Grottera, disse que a propaganda não é a alma do negócio.
"A propaganda é uma parte menor de algo que é muito mais importante: o marketing."
Para ele, o marketing é uma atividade que inclui estudo, avaliação de potenciais da empresa e a forma de levá-los ao consumidor.
Marca
Acima do marketing, diz Grottera, está a marca, em que se define o sucesso.
Ele cita o mercado de cigarros como um dos mais perceptíveis da importância da marca.
"O fumo é sempre o mesmo, o câncer é o mesmo. Mas se fumo Marlboro, sou homem; se fumo Charm, sou interessante."
Mas para construir a marca, diz Grottera, é preciso utilizar de sua alma: a comunicação.
"A comunicação é um conjunto de atividades como o marketing direto, merchandising, assessoria de empresa, relações públicas e a propaganda -a mais potente entre elas."
Na comunicação traduz-se a linguagem da empresa -definida pelo marketing- para a do consumidor, por meio da propaganda.

Texto Anterior: Propaganda furada
Próximo Texto: O horário político
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.