São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clint busca sua sombra

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Antes de realizar "Uma Aventura na África" (1952), o diretor John Huston vai à África. Em vez de preparar a filmagem, como se espera dele, empenha-se na caça a um elefante.
O fato está no diário de Peter Viertel -roteirista de "Uma Aventura na África"- e serviu de base para "Coração de Caçador" (Warner, 23h30), com roteiro do próprio Viertel.
Serviu também para o diretor Clint Eastwood sobrepor vários temas: a aventura, a solidão, o cinema.
A superposição é também o princípio de "Coração de Caçador", já que o próprio Clint faz o papel de John Wilson (nome dado a Huston).
As figuras -físicas ou conceituais- desdobram-se como se, ao falar de Huston, Clint estivesse mostrando a própria sombra.
O mais interessante, no entanto, talvez seja o que -para além de todos os motivos que levam Wilson a seu retiro- permanece imotivado em seus atos.
Eastwood eleva ao quadrado algo que carregou nos faroestes em que foi ator, e ainda carrega, em tantos de seus filmes. O homem, por mais claros que sejam os seus atos, é um mistério; a parte de desconhecido que existe em cada um de nós é sempre muito maior que a conhecida.
(IA)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Kirov traz nova geração de bailarinos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.