São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O Brasil e o Timor; Projeto Cingapura; Por informações corretas; A Folha e o governo FHC; Seleção transparente; Eleições; Exemplo de cima; Peso ideal, vida ideal; Feira da Liberdade; Recurso escasso; Tartaruga à mesa

O Brasil e o Timor
"Quando as bombas explodem em Tel Aviv ou Jerusalém, o governo FHC corre para transmitir mensagens de apoio ao processo de paz.
A ocupação pela Indonésia da ex-colônia portuguesa do Timor já passa dos 20 anos. O inexplicável silêncio do governo brasileiro (candidato a uma vaga no Conselho de Segurança da ONU) permanece. Na agenda do Itamaraty há espaço para israelenses, palestinos, cubanos. Porém não há espaço para os nossos irmãos de língua e de religião que habitam o Timor."
Hamilton Cruz Neves Jr. (São Paulo, SP)

Projeto Cingapura
"Reportagem publicada pela Folha dia 13/10 referenda agressão do prefeito Maluf à Câmara e à bancada do PT.
Se os projetos tramitam lentamente, a responsabilidade é do presidente da casa e da maioria da Câmara, ambos malufistas. O grave é que a Folha reproduz as mentiras do prefeito sem ter ouvido a bancada do PT e ainda afirma que 'não há razões técnicas' para rejeição dos projetos.
Há razões técnicas e legais para o questionamento. A descrição genérica dos projetos de Maluf não garante que todas as áreas das favelas seriam utilizadas para projetos habitacionais e de destinação social"
Devanir Ribeiro, líder da bancada do PT na Câmara de São Paulo (São Paulo, SP)
*
"Excelente a reportagem sobre o Cingapura (13/10). De fato, os moradores não têm garantia de propriedade. Encaminhamos para votação, em fevereiro, projeto de lei atualmente em tramitação na Casa.
Portanto, bem antes do pedido do Executivo, tramita esse meu projeto pelas comissões da Câmara."
Nelson Guimarães Proença, vereador pelo PSDB (São Paulo, SP)

Por informações corretas
"Não é a primeira vez que confiamos na Folha para lastrear nossas relações institucionais e erramos. Na edição de 9/10, o jornal informou errado o nome e o partido do prefeito eleito de Avaré.
Essa conduta contribui para o descrédito da Folha, que precisa ter menos articulistas e mais profissionais com rigor nas informações que publica.
A propósito, o nome do prefeito eleito de Avaré é Joselyr Benedito Silvestre, filiado ao PPB."
Enilson Simões, presidente do Sindicato dos Empregados em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Nota da Redação - Leia a seção "Erramos" abaixo.

A Folha e o governo FHC
"A Folha realmente assumiu seu lado governista. Este jornal virou o diário oficial com fotos do Brasil. Falta uma análise mais acurada do que vem fazendo o governo FHC."
Sérgio Marques Azambuja (Campo Grande, MS)

Seleção transparente
"Parabéns à Folha e ao professor Roberto Romano pelo artigo 'Uma cura ao tumor universitário' (13/10).
De fato, o sigilo como procedimento e o anonimato dos consultores anulam a chance de um processo de seleção transparente e ético nas agências de pesquisa científica."
Gisálio Cerqueira Filho (Rio de Janeiro, RJ)

Eleições
"O pleito se caracterizou, principalmente nas grandes capitais, pelo fim da 'esquerda festiva' nos seus comandos das respectivas prefeituras, com exceção de Porto Alegre, que manteve, pela terceira e consecutiva vez, uma prefeitura petista. Parece que gaúcho gosta de festa.
Maia e Maluf, ambos 'maluquinhos' por suas cidades, estão injetando confiança nas cabeças dos eleitores. Pelo menos a 'festiva' não incomodará mais durante os próximos quatro anos, com seus 'direitos humanos' para os bandidos, as vacas na rua para dar leite aos pobres (como queria Benedita da Silva no Rio, quando disputou segundo turno com Maia) entre outras baboseiras peculiares dos 'festivos'."
Fernando Egypto (Petrópolis, RJ)
*
"Os tribunais eleitorais fiscalizaram as eleições. Quem os fiscaliza? O tempo cedido ao PPB um dia antes da eleição é uma vergonha para aqueles que ainda sonham com um país mais justo."
César de Paula (São Paulo, SP)

Exemplo de cima
"Em 'Previdência: nem todos pagam sua conta' (13/10), o ministro Reinhold Stephanes elenca, entre os problemas que afetam a Previdência, as aposentadorias especiais e/ou precoces.
Sugiro, como princípio de solução e exemplo a ser seguido por outros homens públicos, que o sr. Reinhold Stephanes abra mão da aposentadoria especial e precocemente conquistada que, segundo se informa, estaria recebendo desde os 49 anos de idade.
Seria um bom começo e um atestado de sinceridade de suas afirmações."
Sergio Haroldo Ribeiro (Atibaia, SP)

Peso ideal, vida ideal
"Tenho 24 anos. Este ano, submetida a um check-up, argumentei com um médico sobre o peso ideal, citando altura e peso de famosas modelos nacionais e internacionais. Não é difícil imaginar a bronca que levei.
Munido de tabelas, o médico me provou que tais mulheres ditas belas estão doentes, sofrem de desnutrição. E o pior é que espalham tal epidemia pela mídia, atingindo milhares de adolescentes.
Confesso que depois dessa bronca minha saúde, qualidade de vida e auto-estima agradeceram."
Patricia Alves (São Paulo, SP)

Feira da Liberdade
"A feira da praça da Liberdade é conhecida no meio artesanal como a mais organizada de São Paulo, mas na Folha de 22/9 encontramos um dependente de heroína afirmar que nossa feira serve de pano de fundo para traficantes.
Estranhamos que ele encontre droga atrás de quadros expostos. Que jornalismo é esse que valoriza um dependente de heroína e esquece 200 famílias que têm na atividade artesanal o seu sustento? Ninguém desse conceituado jornal procurou os nossos líderes para saber a nossa versão."
José Souza Neto (São Paulo, SP)

Recurso escasso
"Existe ou não uma certa cobiça internacional envolvendo a Amazônia? A água será motivo de guerras num futuro próximo? Os países amazônicos que se preparem para a possibilidade da guerra pela água."
Dráusio Colli Sampaio (São Paulo, SP)

Tartaruga à mesa
"Será que o Ibama vai ter condições de fiscalizar a procedência das tartarugas que passarão a ser servidas nos restaurantes?
Teremos um fiscal em cada barraquinha de praia para fiscalizar se o churrasquinho será de carne de tartaruga do mar, do rio, do lago ou do cativeiro?"
Nilva Bloise (São Paulo, SP)

Texto Anterior: O Mercosul de farda
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.