São Paulo, terça-feira, 22 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Edgar Morin fala hoje sobre a 'civilização'

DA REPORTAGEM LOCAL

A cultura e a cidade. Esse foi o tema escolhido pelo Serviço Social do Comércio de São Paulo para o seminário que fará parte das comemorações de seus 50 anos de fundação.
A partir de hoje, a entidade promove o ciclo "A Cultura das Metrópoles", que reúne sociólogos, antropólogos e profissionais de outras áreas (incluindo até um cineasta) para discutir assuntos que vão das novas tecnologias produzidas pelo homem até o imaginário das metrópoles latino-americanas.
Os encontros acontecem até a próxima sexta-feira, sempre no auditório do Sesc Paulista.
A grande estrela das palestras, que falará ao público hoje, é o francês Edgar Morin, diretor emérito de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) da França.
Morin, um dos mais celebrados teóricos de seus país (com trabalhos voltados para diversos campos, como comunicação, política e cultura), falará na abertura dos seminários sobre uma questão: "Política da Cidade ou Política da Civilização?"
Cultura e Desenvolvimento
Edgar Morin falará também na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), amanhã, às 10h30.
"Na verdade, os seminários pretendem discutir a identidade cultural na era da globalização, um assunto agora tão discutido", diz Nurimar Falci, da comissão organizadora do evento.
Segundo ela, nas comemorações dos 50 anos do Sesc cada entidade, nas diferentes regiões do país, teve um tema para ser trabalhado. O Nordeste debaterá a alimentação e o Sul discutirá os problemas da terceira idade.
"Chegamos aos nomes que compõem os seminários pesquisando o que estava sendo produzido em cada área, tanto no exterior quanto no Brasil", afirma Nurimar.
As personalidades escolhidas, além de Morin, foram Armando Hart Dávalos, ministro da Cultura de Cuba, que falará sobre "A Cultura e Desenvolvimento"; e Rodoldo Livingston, arquiteto argentino ("Cultura e Estética nas Metrópoles").
Os dois convidados falarão amanhã. O programa será completado pelo antropólogo brasileiro Roberto Da Matta, que discutirá o tema "Em Torno da Cultura das Cidades".
Fernando Solanas
Na quinta-feira, o dia será aberto por Antonio A. Arantes, professor de Antropologia da Universidade de Campinas (Unicamp) ("Cidadania e Espaço Urbano").
Falarão ainda o secretário da Educação do Estado do Pará, João Jesus Paes Loureiro ("Marginalização das Culturas Regionais"), e o inglês Mike Featherstone, diretor do Centro de Teoria, Cultura e Sociedade da Trent University, da Inglaterra.
O encerramento, na sexta-feira, trará o italiano Massimo Canevacci, professor de antropologia cultural da Faculdade de Sociologia da Universidade de La Sapienza, na Itália, ("Cultura, Consumo e Comunicação"); e a brasileira Helena Severo, secretária municipal da Cultura do Rio de Janeiro ("A Função Cultural da Cidade").
O cineasta argentino Fernando Solanas encerrará o evento com a palestra "O Imaginário das Metrópoles Latino-Americanas".

Evento: A Cultura das Metrópoles
Onde: Sesc Paulista (av. Paulista, 119, tel. 011/284-2111)
Quando: de hoje até a próxima sexta, dia 25. Abertura às 19h com palavra de Abram Azajman, presidente do Conselho Regional do Sesc

Texto Anterior: 'Dona Flor' faz 20 anos
Próximo Texto: Seminário A Cultura das Metrópoles
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.