São Paulo, terça-feira, 22 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anpap discute ensino e futuro da arte

DENISE MOTA
DA REDAÇÃO

O ensino e o futuro das artes no Brasil são alguns dos temas do congresso que a Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (Anpap) realiza de hoje a 26 de outubro no Sesc Pompéia e na ECA, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
"Nosso objetivo é mapear a situação da pesquisa em artes plásticas no país, em áreas como linguagens visuais, história, teoria e crítica de arte", afirma Ana Mae Barbosa, presidente da Anpap.
Entre os temas do congresso, que comemora os dez anos da associação, serão discutidos assuntos teóricos tradicionais, como formas de interpretação da história da arte e critérios para apreciação.
O congresso também traz a discussão de assuntos em pauta para formação da nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).
O projeto sugere o fim da obrigatoriedade do ensino de artes nas escolas de 1º e 2º graus e a não-exigência de os professores universitários serem mestres e doutores em artes.
"Isso é gravíssimo, tendo-se em vista que a maioria das pesquisas em artes plásticas é desenvolvida nos mestrados e doutorados", diz Ana Mae.
Entre os 162 participantes do congresso estão a artista plástica norte-americana Agnes Denes e os educadores de arte norte-americanos Enid Zimmerman, Kerry Freedman, Don Krug, Larry Rosenfield e Michael Parsons.
Além do congresso, a associação expõe "12 Artistas Pesquisadores da Anpap", com obras que têm como objetivo mostrar como é feita a pesquisa em artes plásticas.
"As pesquisas são importantes porque provocam um crescimento no nível dos artistas, que, nesta exposição, são quase todos doutores. As artes brasileiras, neste setor, estão ganhando nível internacional", diz a artista plástica Anna Barros, coordenadora da mostra.

Evento: Congresso Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas
Quando: Hoje (22), abertura. Até o dia 26
Onde: Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, tel. 871-7700), às 20h (apenas abertura), ECA (av. prof. Lucio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, tel. 818-4430) e anfiteatro da Cidade Universitária
Inscrições: R$ 40 e R$ 50

Exposição: 12 Artistas Pesquisadores da Anpap
Quando: de hoje a 3 de novembro. Seg a sex, das 13h às 20h; Sáb, das 9h às 13h Onde: Paço das Artes (av. da Universidade, 1, tel. 813-3627)
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: História mostra limite
Próximo Texto: Conferência discute museologia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.