São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pelé faz aniversário com 'lei' do passe

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério dos Esportes anunciou ontem que vai baixar hoje, aniversário do ministro Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, a resolução que altera as regras do passe dos jogadores de futebol.
A resolução, a chamada "lei Pelé", só entra em vigor no próximo dia 1º de janeiro.
O texto é o que saiu do acordo, fechado há oito dias, entre Pelé, sindicatos de jogadores e presidentes de clubes.
A resolução concede passe livre aos jogadores com 30 anos já no ano que vem. Em 1998, o limite cai para 27 anos e, até o ano 2000, ele será reduzido para 25 anos.
Horário
A publicação dessa resolução na edição de hoje do "Diário Oficial da União" esteve ameaçada.
Até as 17h30, a resolução não havia sido enviada ao Departamento de Imprensa Nacional -que só aceita documentos para publicação até as 16h de cada dia. Após esse horário, são publicados apenas os textos enviados pela Presidência da República.
Só às 19h, a assessoria do chefe de gabinete de Pelé, Luiz Felipe de Albuquerque, assegurou que o texto estaria na edição de hoje.
Montenegro
O presidente do Botafogo, Carlos Augusto Montenegro, disse ontem que abre mão do passe se os contratos não tiverem limite de duração e se houver proteção aos clubes brasileiros em caso de transferências ao exterior.
"Com isso, e um tempo de transição de um ano e meio, por mim não precisaria mais haver passe."
Montenegro é o primeiro presidente de clube a assumir tal posição. Ele acrescentou que quer que a discussão vá para o Congresso.

colaborou a "FT"

Texto Anterior: Hingis 1; Hingis 2; Hingis 3
Próximo Texto: Entenda as regras do passe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.