São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexto mamona não subiu no jato e hoje guia caminhão

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

O paulista André Oliveira de Brito, o Ralado, tem presença certa no filme de Lui Farias.
O rapaz de 24 anos acompanhou tão de perto a ascensão da banda de Guarulhos que muitos o chamavam de "sexto mamona".
Era o "faz-tudo" dos músicos: carregava instrumentos, concebia figurinos, auxiliava os técnicos de som. E se orgulhava de viajar sempre no mesmo avião de Dinho, Bento, Júlio, Samuel e Sérgio.
Só deixou de ir duas vezes. A primeira, em um vôo de Belém para São Paulo. A outra, no Learjet que se chocou contra a serra da Cantareira.
"Nunca entendi bem o que aconteceu", conta Ralado. "Três ou quatro meses depois do acidente, ainda me pegava pensando que preferia ter subido naquele jato."
Não subiu porque cedeu o lugar para o ajudante de palco Isaac Souto. O jovem, que morreu com os cinco integrantes do grupo, trabalhava como coveiro em Jundiaí (SP) quando o primo Dinho o incorporou à trupe dos Mamonas.
Sem juízo
Já Ralado, antes de a banda estourar, ganhava a vida dirigindo caminhão -um Mercedes modelo 608, amarelo. Fazia carretos na Grande São Paulo e faturava, em média, R$ 2 mil por mês.
Há 90 dias, retomou o velho ofício. O caminhão ainda é um Mercedes 608, só que azul.
"Não tive juízo", lamenta. "Torrei toda a grana que consegui com os Mamonas."
No auge do grupo, os rendimentos mensais de Ralado saltaram para R$ 5 mil. "Fiquei louco. Trocava de carro quase semanalmente. Comprava um, enjoava, punha de lado e arranjava outro."
Quando o Learjet caiu, vendeu os automóveis e montou uma pequena papelaria em Guarulhos, mas o negócio não vingou.
"Aprendi, de um jeito muito doloroso, que o mundo realmente dá voltas."
Narrador
Amigo de Dinho desde a adolescência, Ralado foi o primeiro a entrar para a equipe técnica dos Mamonas -um time que, logo, contaria com mais sete profissionais: Johnny, Geléia, Macarrão, Sagüi, China, Tição e Shure Lambert (ou Isaac Souto, o ex-coveiro).
"Assim que a banda arrumou gravadora, larguei os carretos e resolvi me dedicar inteiramente à música", relembra.
"Trabalhei quatro meses na produção do disco sem ganhar um centavo. Fazia tudo por amor e por confiar em Dinho. Ele falava que, se ficasse rico e famoso, me tiraria para sempre do caminhão."
Lui Farias diz que ainda não sabe exatamente como irá aproveitar Ralado no longa-metragem. O mais provável é que o inclua entre os narradores da história.
"Estou feliz em participar", diz o "sexto mamona". "Pensei que ninguém mais se lembrasse de mim."
(AA)

Texto Anterior: Mamonas Assassinas, o negócio
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.