São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO

. Cabo bidirecional (ou bidi): cabo que segue o padrão industrial IEEE 1284 e permite comunicação do micro para a impressora e da impressora para o micro.
. Cartucho: reservatório de tinta das impressoras jato de tinta. Podem ser pretos ou tricromáticos (as cores combinadas produzem as demais). Algumas impressoras trabalham com os dois juntos.
. Conexão paralela: transmissão de dados em que vários bits são enviados ao mesmo tempo por "canais" paralelos, o que torna a conexão mais rápida. A maioria das impressoras usa essa conexão.
. Conexão serial: transmissão de dados em que os bits são enviados um de cada vez, enfileirados. Apesar de mais lenta, é indicada quando o uso de mais de um "canal" é impraticável, como em um modem (há apenas uma linha telefônica para passar os bits).
. Driver: pequeno programa que liga o computador a periféricos (impressoras, monitores etc.). Como cada periférico possui um "dialeto" próprio, o driver o "traduz" para o "dialeto" do computador e vice-versa.
. Fonte de varredura (ou bitmapped): fonte desenhada a partir de arquivos que guardam informações das imagens de cada letra, para cada tamanho. Por isso, não podem ser redimensionadas ou rotacionadas, tendo uma qualidade visual pior do que as escaláveis.
. Fonte escalável (ou vetorial): fonte desenhada a partir de um modelo matemático, onde cada caractere é definido como um conjunto de linhas ligando pontos. Pode ser redimensionada ou rotacionada, mas oferece limitações se comparadas às fontes TrueType.
. Fonte de dispositivo (ou residente): fontes que residem no hardware da impressora. Para sua visualização no monitor, é necessário instalar uma versão para a tela. Como já estão na impressora, seu uso agiliza a impressão.
. Gerenciador de impressão: programa do ambiente operacional que organiza diversas impressões, criando filas, determinando prioridades e direcionando os trabalhos para as impressoras conectadas ao sistema (foto).
. Post Script: linguagem criada pela Adobe e usada pelas impressoras para elaborar as páginas que incluem recursos sofisticados a partir de modelos matemáticos.
. PCL: linguagem de definição de páginas nativas de impressoras Hewlett-Packard, que também usa modelos matemáticos, mas não apresentam recursos tão poderosos quanto os da Post Script.
. Spool: memória ou arquivo que armazena os dados que serão impressos, liberando o computador para outras tarefas.
. Toner: produto consumível responsável pela impressão de impressoras a laser. É composto por partículas plásticas e de tinta, que grudam no papel com o calor.
. TrueType: fontes desenhadas a partir de modelos matemáticos que definem o contorno das letras, permitindo que tenham qualquer tamanho ou sejam rotacionadas em qualquer ângulo sem perda de qualidade. Identificadas em listas de fontes por duas letras "T", usam o mesmo arquivo para exibir as letras na tela e na impressora, dando fidelidade na impressão.

LEIA MAIS sobre como imprimir bem nas págs. 5-5 e 5-6.

Texto Anterior: Regras básicas ajudam a fazer uma boa aquisição
Próximo Texto: Micro trava com jogo em CD-ROM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.