São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dissidente chinês quer ir para Taiwan

Wang Xizhe quer se filiar a partido

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

O Partido Nacionalista, que governa Taiwan, disse ontem estar disposto a aprovar o pedido de filiação de Wang Xizhe, dissidente que fugiu da China.
Wang manifestou desejo de se filiar ao Partido Nacionalista (Kuomintang) em entrevista nos EUA. Foi sua primeira aparição pública depois da fuga, no início do mês.
"Espero que a liderança do Kuomintang considere seriamente meu pedido", disse o ativista pró-democracia, que passou 17 anos preso na China.
A opção de Wang Xizhe provocou surpresa. A maioria dos dissidentes chineses prefere viver nos EUA ou Hong Kong. Muitos temem identificação com o passado do Kuomintang, que governou a China antes da vitória dos comunistas na guerra civil em 1949.
A China atacou o Partido Nacionalista por "não reprimir um (novo) partido que busca independência da ilha" e disse que o separatismo "é o caminho da morte".
O governo chinês quer que Taiwan proíba a criação do Partido da Independência, em dezembro.

Texto Anterior: Clinton quer ampliar a Otan até 1999
Próximo Texto: Bósnia adia eleição municipal para 1997
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.