São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder curdo diz que aceita cessar-fogo incondicional

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O líder curdo Jalal Talabani disse ontem que está disposto a aceitar um cessar-fogo se seu rival regional, Massud Barzani, apoiado por Saddam Hussein, fizer o mesmo.
A União Patriótica do Curdistão (UPC), de Talabani, luta contra o Partido Democrático do Curdistão, de Barzani. O Iraque diz que Talabani tem apoio do Irã.
A proposta de cessar-fogo acontece por intermédio de um negociador norte-americano, quando a UPC reconquista terreno perdido após a ofensiva iraquiana para ajudar o PDC. Talabani disse que não impõe condições e está disposto a iniciar a trégua hoje. Segundo ele, Barzani também já teria se manifestado nesse sentido.
Ontem, forças do PDC se agruparam em Koisanjak, 60 km ao norte de Arbil, cidade disputada pelos dois grupos. A UPC também se preparava para o combate, 20 km ao sul, segundo o PDC.

Texto Anterior: Colono queima deputada com chá
Próximo Texto: Suíça usou dinheiro de contas de judeus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.