São Paulo, sábado, 26 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trens circulam superlotados

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Sobrecarregado de passageiros, o metrô transporta diariamente cerca de 450 mil pessoas em suas duas linhas -a que liga Botafogo (zona sul) à Tijuca (zona norte) e a que vai do Estácio a Vicente de Carvalho (ambos na zona norte).
A direção da companhia reconhece a superlotação e o atraso de algumas viagens, mas afirma que o atual governo voltou a investir pesado na recuperação do metrô.
No início do ano, foram retirados para recuperação 44 carros que estavam com deficiências de funcionamento. A promessa é que, a partir de novembro, esses carros recuperados voltem a funcionar -na média de um por mês.
Atualmente, correm cinco trens refrigerados na linha 2 (com quatro carros cada) e quatro trens articulados (com dois carros cada) -o que permite um intervalo médio de seis minutos entre cada composição no horário de pique.
Na linha 1 -a principal do metrô, entre Botafogo e Tijuca-, 12 trens funcionam atualmente, com seis carros cada. Os intervalos médios entre as composições são de cinco minutos. Os carros recuperados serão recolocados para funcionar inicialmente na linha 1.
A direção do Metrô explica que não seria possível no momento colocar mais carros na linha 2, que é auxiliar, antes da recuperação dos carros da linha 1. Mais passageiros na linha 2 agravariam os problemas de superlotação da linha 1.
O metrô já chegou a transportar 480 mil passageiros em 1984, em seu pique de funcionamento.
(RL)

Texto Anterior: Alencar suspeita de manobra
Próximo Texto: Presos 5 estrangeiros com drogas no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.