São Paulo, sábado, 26 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campanha registra alteração de pressão em 18% dos atendidos

Até 5ª feira, haviam feito exames 26 mil pessoas

DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 26 mil pessoas tinham passado até quinta-feira pelos 44 postos montados durante a Semana do Coração em 24 cidades paulistas. Desse total, 18% estavam com pressão arterial alterada.
A semana é promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.
Nabil Ghorayeb, coordenador nacional da semana, disse que o objetivo da campanha é chamar a atenção para os fatores de risco das doenças cardíacas.
A porcentagem de hipertensos no país fica entre 22% e 24% na população acima de 45 anos, atingindo cerca de 30 milhões de pessoas no país. "Metade dessa população desconhece que é hipertensa."
O semana foi dedicada ao tema "Mulher e Coração", alertando para o crescimento dos problemas na população feminina.
Segundo Ghorayeb, atualmente há quatro mulheres cardíacas para cada seis homens. Dez anos atrás a relação era de sete para três. E no ano 2000, homens e mulheres estarão correndo risco igual.
"As mulheres estão sofrendo estresse semelhante ao dos homens", afirma o médico. O fumo está sendo apontado como uma das principais causas de problemas cardíacos nas mulheres.

Texto Anterior: Morre 33ª criança em hospital de Roraima
Próximo Texto: "Quem errou foi o promotor"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.