São Paulo, terça-feira, 29 de outubro de 1996
Próximo Texto | Índice

Os eleitos; Costura por cima; Operação Nordeste; Bucha de canhão; Querendo uma vaga; No purgatório; Começo leve; Ameaça explícita; Fazendo charme; Insólita aliança; Tucano na gaiola; Sondando o inimigo; Sem marola; Salada mineira; Tabu quebrado; Visita à Folha

Os eleitos
O Planalto detonou uma operação para agradar o que governistas classificam de "grandes eleitores da reeleição". Por isso, já embarcou na canoa de ACM no Senado. Vai resolver a vida de Sarney e de outros caciques.

Costura por cima
Na avaliação de articuladores da reeleição, a emenda não será aprovada atendendo o fisiologismo de varejo (deputado por deputado). É melhor fazê-lo no atacado. E com quem tem "tropa" (votos) no Congresso.

Operação Nordeste
Além de ACM, Sarney e Luís Eduardo Magalhães, o Planalto considera "grandes eleitores da reeleição" dois pernambucanos (Marco Maciel e Jarbas Vasconcelos). O segundo deve ir para o ministério na reforma.

Bucha de canhão
Um governista cita políticos tidos como prioritários pelo Planalto: Antônio Britto (articula com governadores), Amin e Luiz Carlos Santos (ponte com Maluf) e Wilson Campos e Newton Cardoso (reis do baixo clero).

Querendo uma vaga
Michel Temer (PMDB) e Inocêncio Oliveira (PFL) também formam o time de "grandes eleitores da reeleição". Junto com dois peemedebistas (Jader Barbalho e Íris Rezende), que sonham presidir o Senado.

No purgatório
O Planalto deu a Serra a missão de assumir o papel de Serjão como articulador da reeleição no Congresso. O ministro das Comunicações, que teria se queimado na eleição paulistana, deverá cuidar mais de sua pasta.

Começo leve
Os articuladores da reeleição trabalharam para que os membros que serão indicados hoje para a comissão especial não sejam "carne de pescoço".

Ameaça explícita
O PPB vai indicar uma bancada dócil para compor a comissão da reeleição. Mas prepara uma lista de suplentes que podem dar muita dor de cabeça a FHC.

Fazendo charme
Para não ficar à margem da discussão, mais adiante, o PT vai indicar representantes para a comissão da reeleição. De fora, fica sem platéia. E não faz obstrução.

Insólita aliança
O movimento sindical ganhou um aliado de peso na luta contra as mudanças no tíquete-alimentação: o PFL. A idéia é manter o programa para o setor privado.

Tucano na gaiola
A mulher de Serjão, Wilma, impôs o horário de 20h para o ministro chegar em casa. Preocupada com a saúde do marido, ela está em Brasília. Todo dia liga para o gabinete às 19h45, mandando o carro trazer o ministro.

Sondando o inimigo
A campanha de TV de Pitta no 2º turno paulistano vai começar light. Para avaliar a estratégia de Erundina por uns três ou quatro dias. Depois, haverá revide. Mas sempre tentando desarmar os carimbos contra o pepebista.

Sem marola
Na avaliação do malufismo, basta que Pitta continue o trabalho de TV do 1º turno, fazendo a linha "competente" e "seguidor de Maluf". Acredita-se que o carimbo de "marionete", se fosse colar, já teria colado.

Salada mineira
O artista plástico Amílcar de Castro optou pelo sobrenome. Confundido sempre com o tucano Amílcar Martins, gravou depoimento apoiando Célio de Castro, candidato do PSB a prefeito de Belo Horizonte.

Tabu quebrado
Denúncia de que uma funcionária da Comarca de Franca (SP) foi assediada por um juiz e um escrivão virou o assunto predileto do Judiciário. O caso foi publicado no "Diário Oficial" da Justiça. Antes, corria em sigilo.

Visita à Folha
O presidente da Câmara dos Deputados, Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA), visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado do líder do governo na Câmara, Benito Gama (PFL-BA).

TIROTEIO
Do prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (PFL), sobre o tucano cearense Ciro Gomes:
- Ele faz qualquer negócio para aparecer nacionalmente. Em São Paulo, apóia o PT contra o PPB e ataca o neoliberalismo. Aqui, no Rio, fica com Sérgio Cabral, apoiado pelo PPB, e defende a política neoliberal do governador Marcello Alencar.

Próximo Texto: O dono do cofre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.