São Paulo, terça-feira, 29 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OAB, o silêncio de quem não deve calar

Porém, silenciando a OAB, quem haverá de por todos falar?

LUIZ ANTONIO SAMPAIO GOUVEIA

A omissão da OAB em assuntos que interessam à nacionalidade causa grande preocupação.
Desde sua fundação, a entidade se caracterizou pela luta em favor da democracia, das liberdades e dos direitos da pessoa humana.
Dona de um perfil forjado na árdua reconquista democrática, expressa ela a personalidade coletiva da advocacia brasileira e constitui a bandeira do Estado de Direito que prevaleceu após o garrote de duas ditaduras: a do Estado Novo e a dos militares.
Autêntica viga de sustentação do constitucionalismo brasileiro e voz da sociedade civil, sempre buscou a justiça, além dos tribunais, contribuindo na construção de um edifício social de menores contrastes.
Muitas vezes combatida e amiúde incompreendida, a OAB nunca deixou de ser ouvida, com respeito e, nos tempos sombrios -de pouca coragem e muita omissão-, foi ela o refúgio da cidadania massacrada.
Hoje, porém, onde está a OAB? Cogita-se do rebaixamento da maioridade penal, como panacéia para a criminalidade. E o que diz a OAB? Não se sabe.
A questão fundiária tem resultado em massacres e morticínios. A infância desassistida de hoje continua sendo negligenciada pelo Estado e a proposta que se divulga é dar cadeia para aqueles a quem se nega escola...
Afirma-se que a repetição casuística de um governo é mais importante que a alma da Constituição e a moralidade dos pleitos... E o que pensa a OAB da reeleição do presidente da República? Inquietante silêncio...
A prevalecer tal omissão, podem comemorar os que visam somente aos próprios interesses, os fisiológicos, os que se mostram dispostos a vender o Brasil -desde que comissões lhes sejam pagas-, enfim todos os impatriotas, pois que, acometida de astenia, recolheu-se ao silêncio aquela que deve por todos falar...

Texto Anterior: Cirurgia vai retirar lâmina de 13 cm do cérebro de pintor
Próximo Texto: Inscrito em 1994 pede convocação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.