São Paulo, quarta-feira, 30 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oposição quer referendo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A proposta de um referendo popular para decidir sobre a reeleição já corre pelos gabinetes da Câmara para a obtenção de assinaturas dos parlamentares. Foi a principal iniciativa tomada pela oposição para tentar dificultar a reeleição de Fernando Henrique Cardoso.
A consulta à população ocorreria 90 dias depois de aprovada a emenda que suspende a proibição de reeleição para presidente, governadores e prefeitos.
Para ser formalizada, a proposta precisa das assinaturas de 177 deputados. "Vamos conseguir isso até amanhã", disse o deputado José Genoino (PT-SP), co-autor do projeto, junto com o deputado Milton Temer (PT-SP). A proposta poderá ter o apoio do PPB.
PT, PDT e PC do B -que somam cinco votos- não indicaram representantes para a comissão da reeleição. Isso não significa, no entanto, que não venham a escolher seus integrantes durante os 40 dias de funcionamento da comissão.
O referendo, assim como o plebiscito, é contestado pelas lideranças governistas, que sustentam que a mudança constitucional é assunto exclusivo do Congresso.

Texto Anterior: Bancada da 'barganha' vai definir rumos da reeleição
Próximo Texto: Contagem de prazo começa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.