São Paulo, quarta-feira, 30 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OAB diz que fumaça de usina ameaça o parque do Carmo

Vizinhos se queixam de descaso por parte dos responsáveis

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao primeiro sinal de fumaça preta que sai dos exaustores da Usina de Compostagem de São Matheus, no bairro de Fazenda do Carmo (zona leste), a estudante Diovina Francisco Satel, 17, se arrepia.
"Meus pêlos do corpo ficam todos assim, para cima, todos arrepiadinhos", conta a garota, que mora com a família no Jardim Nove de Julho, a 300 metros da usina.
Asmática crônica, ela sabe que muito provavelmente terá de voltar a um hospital público para fazer inalação ou até mesmo se internar por um ou dois dias.
Alguns moradores da região já se acostumaram com o cheiro de lixo e a fumaça que invade as casas. Outros, não.
"Os médicos falam que ela vai continuar assim enquanto não mudar de casa. Mas não tenho dinheiro para sair daqui", diz a mãe de Diovina, a doméstica Helena Oliveira, 58.
Reclamações
Segundo o administrador da usina, Paulo César Lucchesi, 28, os moradores não fizeram nenhuma reclamação nos últimos seis meses.
"É mentira", diz o pedreiro Luiz do Amaral, 46, que mora no Jardim Nove de Julho. "Já cansamos de falar com a prefeitura para acabar com isso e nada acontece", afirma.
A usina de compostagem recebeu em setembro mais de 14 mil toneladas de lixo para ser transformadas em adubo, que é revendido para agricultores.
A Comissão de Meio Ambiente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) aponta para o perigo de se manter a usina tão próxima ao parque do Carmo -cerca de 300 metros de distância.
Para o presidente da entidade, Antônio Fernando Pinheiro Pedro, 37, o funcionamento da usina compromete a saúde da cobertura vegetal do parque.
"Além da fumaça que cobre as plantas, há resíduos que penetram no lençol freático", diz.

Texto Anterior: Moradores lutam há 10 anos pelo fechamento de aterro
Próximo Texto: Acúmulo de entulho entope as calçadas na Barra Funda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.