São Paulo, quarta-feira, 30 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NBA elege os melhores de sua história

Lista tem 11 contemporâneos

DA REPORTAGEM LOCAL

Os nomes dos 50 melhores jogadores da história da NBA, que faz 50 anos neste ano, foram divulgados ontem pela entidade.
E, entre eles, 11 jogadores que ainda estão nas quadras da liga profissional norte-americana de basquete tiveram seus nomes incluídos.
Chicago Bulls e Houston Rockets são os times que reúnem mais premiados em atividade.
Atuais campeões, os Bulls emplacaram o superastro Michael Jordan (oito vezes cestinha do torneio), o ala Scottie Pippen e o pivô Robert Parish, recém-contratado.
Os Rockets são representados pelo armador Clyde Drexler, pelo ala-pivô Charles Barkley e pelo pivô Hakeem Olajuwon.
A seguir, na lista, aparece o Utah Jazz, com o ala-pivô Karl Malone e o armador John Stockton.
Completam a relação dos "contemporâneos" três superpivôs: Patrick Ewing (New York), David Robinson (San Antonio) e Shaquille O'Neal (Orlando).
A eleição abre as festas do cinquentenário da NBA.
A temporada começa nesta sexta-feira, curiosamente com o mesmo jogo, e na mesma cidade, que abriu o campeonato inaugural da liga: Toronto x New York.
A votação
Os "eleitores" foram 50, entre ex-jogadores, treinadores, ex-técnicos, jornalistas, donos de equipes e ex-dirigentes.
A eles, foi pedido que apenas indicassem os 50 melhores da história da NBA, independentemente da posição em que atuavam.
Não foi solicitado, porém, que houvesse nenhuma indicação de colocação. Ou seja: não há "o" melhor de todos os tempos, mas "os" 50 melhores.
Nas "regras eleitorais", uma "injustiça": os ex-jogadores que participaram da escolha não puderam sufragar o próprio nome.
E só votaram os melhores. Logo, por essa regra, Magic Johnson não pôde colocar o armador Magic Johnson entre os 50 melhores. Para Larry Bird, o ala Larry Bird não pôde estar entre os melhores.
O mesmo se aplicou a quatro ex-jogadores que estavam com David Stern, o todo-poderoso dirigente da NBA, na divulgação da lista, ontem, durante almoço em Nova York: Wilt Chamberlain (que marcou cem pontos num jogo em 1962, recorde da NBA), Bill Russell, George Mikan e Julius Erving, o famoso "Dr. J".
Os 50 de todos os tempos serão homenageados em Cleveland, de 6 a 9 de fevereiro, no All-Star Weekend, evento que aglutina anualmente os melhores do campeonato, e durante jogos da temporada.

Texto Anterior: Cruzeiro joga hoje querendo 'respirar'
Próximo Texto: Desfile dos Yankees paralisa o centro financeiro de Nova York
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.