São Paulo, quarta-feira, 30 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda a terminologia

DA REPORTAGEM LOCAL

Conheça o que significam alguns termos técnicos que acompanham os "armários" de dados:
Cluster - É o menor espaço físico de alocação de um arquivo em um disco rígido. Seu tamanho é proporcional à capacidade de armazenamento do disco.
Setores - Estão para o disco rígido como as fatias estão para um bolo -é dessa forma que o sistema operacional identifica as áreas de gravação.
Partição - Designa um conjunto de subdivisões do disco rígido. Quando o usuário quer utilizar dois sistemas operacionais no mesmo disco -"Windows 95" e "OS/2 Warp", por exemplo- faz duas partições e instala cada sistema em cada partição.
Taxa de transferência - É a velocidade de transmissão dos dados do disco rígido ou outro armazenador de dados para o micro. Quanto maior a velocidade, melhor a qualidade do periférico.
Tempo de acesso - Indica quanto tempo a unidade levou para posicionar a cabeça de leitura sobre um setor selecionado e começar a ler.

Texto Anterior: Mercado oferece "armários" de todo tipo
Próximo Texto: Mecânica do disco dá a pista dos erros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.