São Paulo, quarta-feira, 30 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descoberta proteína que trata a artrite

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pesquisadores britânicos descobriram uma substância que pode oferecer um tratamento mais eficiente e menos tóxico para a artrite reumatóide, uma doença inflamatória crônica que afeta as articulações (as "juntas" dos ossos).
Roderick Flower, do Instituto de Pesquisa William Harvey, de Londres, mostrou em estudo publicado na revista "Nature Medicine" que uma proteína, a lipocortina-1, pode "desligar" a atividade das células do sistema imunológico (de defesa do organismo) que atacam as articulações.
A inflamação é o resultado da ação das células de defesa contra invasores (como os vírus). Um mecanismo desconhecido faz com que essas células, os glóbulos brancos, ataquem as articulações, como se reagissem a um invasor.
O sistema imunológico é ativado por uma rede de sinais, as proteínas, por meio dos quais as células de defesa se comunicam. A lipocortina-1 desliga as mensagens que fazem os glóbulos brancos atacar as articulações.

Texto Anterior: Egito tira mulheres de prédio que caiu
Próximo Texto: Disputa com Pinochet leva à prisão líder do PC chileno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.