São Paulo, quinta-feira, 31 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputados poderão exercer cargo de vice

Emenda será votada após 2º turno

DANIELA PINHEIRO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Câmara se prepara para votar -logo após o segundo turno das eleições municipais- a emenda que permite ao deputado acumular a função de vice-prefeito.
A alteração no texto constitucional pode beneficiar apenas sete parlamentares. Entre eles, o deputado Régis de Oliveira (PFL-SP), vice do candidato Celso Pitta (PPB) à Prefeitura de São Paulo.
Pela proposta, o deputado ou senador pode manter as funções de vice (prefeito, governador ou presidente) sem ter de abrir mão do mandato parlamentar. No caso de ter que substituir o prefeito, ele pediria licença.
Seu único dilema seria com relação à remuneração. Ele seria obrigado a optar por um dos salários. Atualmente, o parlamentar perde o mandato quando é eleito vice.
Abreu argumenta que o cargo de vice não é efetivamente ocupado. "Hoje, a única função do vice é substituir o titular em ausências e impedimentos", observou.
Na avaliação do deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP), a emenda é casuística. "O problema é querer votá-la depois do primeiro turno, quando já se sabe o nome, o endereço e o CPF dos beneficiados."
Se aprovada, PT, PMDB e PPB saem na frente para usufruir o privilégio. Foram eleitos vice-prefeitos já no primeiro turno os deputados Chicão Brígido (PMDB-AC), Carlos Camurça (PPB-RO), Marcos Medrado (PPB-BA) e José Fortunatti (PT-RS).
Estão concorrendo no segundo turno os deputados Maria Valadão (PFL-GO), Régis de Oliveira (PFL-SP) e Ana Júlia (PT-PA).
A primeira tentativa de aprovar a proposta ocorreu ontem. O autor da emenda, deputado Sílvio Abreu (PDT-MG), considerou baixo o quórum -são necessários 308 votos favoráveis para aprovar uma emenda- e pediu para retirar a matéria da pauta do dia.
O acúmulo desses cargos foi tratado de forma limitada no capítulo das Disposições Transitórias da Constituição. Só os parlamentares da época foram beneficiados.

Texto Anterior: FRASES
Próximo Texto: SP quer vender setor elétrico por US$ 9 bi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.