São Paulo, quinta-feira, 31 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Bicudo, morte não é caso isolado

Deputado denuncia extermínio

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, NATAL

O deputado Hélio Bicudo (PT-SP) disse ontem em Natal que o assassinato do advogado Gilson Nogueira Carvalho, 32, ocorrido em Macaíba (RN) em 20 de outubro, não é um caso isolado.
Para Bicudo, o crime está relacionado com a situação de violência existente no Estado.
Bicudo, que foi à cidade para acompanhar as investigações, afirmou que o subsecretário da Segurança Pública, Maurílio Pinto de Medeiros, é um ponto de apoio para a ação de grupos de extermínio.
Medeiros disse que não vê sentido nas acusações. "Espero que as investigações sejam concluídas rápido e que os responsáveis pela morte de Gilson sejam logo conhecidos", afirmou o subsecretário.
Leia trechos da entrevista de Bicudo à Agência Folha.
*
Agência Folha - O sr. já tirou alguma conclusão sobre o trabalho desenvolvido pela Comissão Externa da Câmara aqui em Natal?
Hélio Bicudo - Ficou claro que o assassinato de Gilson não foi um caso isolado, mas que se prende a uma atitude existente aqui, que consiste em usar a violência para calar a boca das pessoas.
Agência Folha - O sr. tem algum suspeito do assassinato?
Bicudo - Há um inquérito e temos de respeitá-lo. Mas acho que essa questão da violência no Rio Grande do Norte é alimentada, em grande parte, pela permanência do subsecretário da Segurança. Há consenso entre o Ministério Público, delegados de polícia e entidades de direitos humanos de que ele é um ponto de apoio para grupos de extermínio.
Agência Folha - O sr. acredita que as investigações estejam sendo conduzidas de forma confiável?
Bicudo - Não tenho motivo nenhum para julgar o contrário. Não vejo essa questão como fundamental. É claro que os culpados têm de ser encontrados, mas é preciso que o governo daqui se conscientize de que não pode manter essa estrutura policial aberta à proteção de grupos de extermínio.

Texto Anterior: Pintor com lâmina no cérebro vai fazer cirurgia
Próximo Texto: Tentativa de assalto no RJ fere 3 pessoas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.