São Paulo, quinta-feira, 31 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Germes da sujeira mataram bebê, diz Jatene

DANIELA FALCÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Uma lista com o nome das mães dos bebês, divulgada ontem pelo hospital em Boa Vista (RR), sugere que o número de vítimas pode ser ainda maior (leia texto). Ontem, morreu mais um bebê, um dos gêmeos ianomâmis internados.
As conclusões sobre as 33 mortes fazem parte do relatório elaborado por técnicos do ministério e da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) que estiveram em Roraima. O relatório foi divulgado ontem em Brasília pelo ministro Adib Jatene.
Segundo Jatene, houve desleixo e negligência por parte dos administradores do hospital nos cuidados com a higiene do berçário e dos recém-nascidos.
"A falta de recursos reduz a segurança dos pacientes em geral, mas nesse caso não foi ela a causadora da tragédia. Houve negligência. Os conhecimentos necessários para evitar as infecções não eram inacessíveis."
Jatene disse que a maior prova de que o problema na maternidade não foi causado por falta de verbas é o fato de o hospital ter sido totalmente limpo e desinfetado sem aporte de novos recursos, apenas com a orientação dos técnicos da Fiocruz e do ministério.
Três bactérias
Foram encontrados três tipos de bactérias nos bebês: Acinetobacter baumannii, Enterobacter cloacae e Klebsiella pneumonae. Todas são bactérias típicas de ambientes hospitalares sem higiene.
O Ministério da Saúde decidiu que não vai fechar a maternidade apesar das péssimas condições de higiene porque ela é a única do Estado e responsável pela realização de 95% dos partos de Roraima.
Na segunda-feira, uma equipe de auditores do ministério embarca para Boa Vista para apurar os culpados pelas mortes dos bebês. Os auditores federais trabalharão junto com representantes do Ministério Público de Roraima.
Também foi enviada uma equipe de neonatologistas e enfermeiros de Brasília que ficará em Boa Vista por uma semana para cuidar dos bebês infectados.

Texto Anterior: Líderes eram de pavilhão dos perigosos
Próximo Texto: FRASES DE JATENE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.