São Paulo, quinta-feira, 31 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Voz de Madonna surpreende em "Evita"

EVA JOORY
DA REPORTAGEM LOCAL

Acaba de ser lançada no Brasil a trilha sonora do filme "Evita", de Alan Parker. Traz Madonna cantando 15 das 19 músicas do filme.
A novidade é a música "You Must Love Me", composta especialmente para o filme por Tim Rice e Andrew Lloyd Weber, dupla responsável pelo musical que estreou na Broadway em 1976.
O filme só deve estrear no Brasil no ano que vem. Traz Madonna no papel de Eva Perón, Antonio Banderas como Che Guevara e Jonathan Price como Juan Perón.
A nova adaptação musical pouco difere da original criada para a peça da Broadway. Alguns arranjos foram atualizados para dar à trilha uma sonoridade mais moderna. O resultado foi positivo. A nova "Evita" soa um pouco menos cafona que a original.
Mesmo assim, "Evita" ainda tem aspectos de uma trilha datada. Preserva a mesma fórmula descoberta nos anos 70, que foi repetida à exaustão por inúmeras "óperas-rock", como eram chamados os musicais da Broadway.
"Evita" mantém a grandiosidade imposta à maioria das trilhas da Broadway. Tem coro, arranjos orquestrados e vozes bem trabalhadas. O diferencial são as referências latinas -violões e tangos-, presentes em músicas como "Oh What a Circus" e "On this Night of a Thousand Stars".
Cantam com Madonna os atores Jonathan Price, Antonio Banderas e Jimmy Nail. A voz de Jonathan Pryce é forte, enquanto a de Banderas não tem intensidade.
Mas a surpresa mesmo é a voz de Madonna. Diferentemente dos vocais sem graça que emprestou à trilha do filme "Dick Tracy", sua voz brilha em "Evita".
Falando a respeito do filme, a cantora disse que o trabalho exigiu muito dela: "A música de Lloyd Weber é muito difícil. O primeiro passo foi trabalhar minha voz. Existem várias versões diferentes do musical, com gravações desde Patti LuPone a Elaine Page e Julie Covington. Todas elas são sopranos, e eu não tive muito como me guiar musicalmente".
A professora de canto Joan Lader e o supervisor musical David Caddick foram os responsáveis pela mudança na voz de Madonna, que canta com mais firmeza. É o que provam "Rainbow High" e a inédita "You Must Love Me", que ela canta com piano e violino.
No passado, o sucesso da trilha foi "Don't Cry for Me Argentina". Mas a voz de Madonna traz à tona pérolas como "Rainbow High" e principalmente "Another Suitcase in Another Hall".

Disco: Evita
Lançamento: Wea
Preço: R$ 20, em média

Texto Anterior: Consultor iraniano de cinema busca co-produção com o Brasil
Próximo Texto: Quarteto revisa MPB do Nordeste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.