São Paulo, quinta-feira, 31 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa mostra como morfina 'vicia'

DA REPORTAGEM LOCAL

Ratos mutantes que não são afetados pela morfina podem explicar como as drogas opiáceas funcionam e causam dependência.
Os opiáceos (como a heroína e a morfina -substâncias derivadas do ópio) são fortes anestésicos, mas provocam também forte dependência ("vício").
No estudo, publicado na revista científica "Nature", pesquisadores identificaram o receptor da morfina. Receptores são estruturas presentes nas células cerebrais às quais devem se ligar as substâncias para fazerem efeito.
No trabalho, Brigitte Kieffer, da Universidade Louis Pasteur, de Estrasburgo (França), e equipe utilizaram ratos alterados por técnicas de engenharia genética.
Sem um dos três receptores para as drogas opiáceas, eles não se mostraram sensíveis aos efeitos da morfina -tal como o analgésico.
Leslie Iversen, da Universidade Oxford, que comentou a pesquisa, disse que o trabalho de Kieffer ajuda a explicar por que os opiáceos "viciam" e combatem a dor.

Texto Anterior: Estudo identifica "centro do medo"
Próximo Texto: Dissidente é condenado a 11 anos de prisão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.