São Paulo, sexta-feira, 1 de novembro de 1996
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Problema em turbina pode ter provocado a queda do Fokker-100

MARCELO GODOY; ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

A queda do Fokker 100 da TAM pode ter sido causada por uma aplicação de reverso em uma das turbinas. A aplicação de reverso é o recurso em que uma parte da turbina é usada para frear a aeronave. É uma manobra de pouso.
Essa é uma das hipóteses do caso. "Um caso asim é raro", disse o consultor aeronáutico Roberto Peterka, 46. Segundo ele, se isso ocorreu, o piloto "com certeza" não acionou esse comando. O reverso tem um dispositivo de segurança que só o movimenta quando o avião está perto do solo.
"Uma turbina estaria empurrando o avião para frente enquanto a outra estaria freando, o que faria o avião virar", disse Peterka.
Segundo ele, embora precisasse de uma pista de 1.500 para pouso, o avião parou em 200 metros. "A velocidade horizontal era baixa."
Segundo Peterka, há hipóteses para a queda. Em todas, seria preciso, para ocorrer o acidente, haver falta de treinamento ou de resposta eficaz do piloto.
Nesses casos, o consultor aeronáutico afirmou que estariam a ocorrência de assimetria nos flaps, a entrada de algum objeto estranho numa turbina (como um pássaro), ou que o avião fosse pego por um vento que o deslocasse.
Mecânicos de aviões afirmaram que seria "praticamente impossível" haver um reverso numa das turbinas do Fokker 100.
Segundo o presidente do Sindicato dos Aeroviários de São Paulo, Valmir Paulo Ferreira, "não há possibilidade em um avião moderno como o Fokker".
"Pode ter ocorrido uma perda de potência no momento da decolagem. Nesse caso, a aeronave perde a estabilidade e não consegue arremeter", disse o mecânico de vôo Jair Luís Ferreira.
Holanda
Dois peritos holandeses deverão acompanhar as investigações sobre as causas do acidente. A embaixada da Holanda foi informada ontem à tarde pela Aeronáutica.
Segundo o major José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, a Fokker e o centro de apuração de acidentes aéreos da Holanda enviarão peritos a São Paulo.
As caixas duas pretas do avião foram achadas pela TAM. Uma delas grava as conversas da cabine de comando e a outra as indicações do funcionamento do avião.
A Aeronáutica investigará a ficha médica e fará um laudo psicológico do piloto do avião. Além disso serão analisadas as revisões feitas na aeronave para apurar uma possível falha técnica.
(MARCELO GODOY e ANDRÉ LOZANO)

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