São Paulo, sexta-feira, 1 de novembro de 1996 |
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Problema em turbina pode ter provocado a queda do Fokker-100
MARCELO GODOY; ANDRÉ LOZANO
Essa é uma das hipóteses do caso. "Um caso asim é raro", disse o consultor aeronáutico Roberto Peterka, 46. Segundo ele, se isso ocorreu, o piloto "com certeza" não acionou esse comando. O reverso tem um dispositivo de segurança que só o movimenta quando o avião está perto do solo. "Uma turbina estaria empurrando o avião para frente enquanto a outra estaria freando, o que faria o avião virar", disse Peterka. Segundo ele, embora precisasse de uma pista de 1.500 para pouso, o avião parou em 200 metros. "A velocidade horizontal era baixa." Segundo Peterka, há hipóteses para a queda. Em todas, seria preciso, para ocorrer o acidente, haver falta de treinamento ou de resposta eficaz do piloto. Nesses casos, o consultor aeronáutico afirmou que estariam a ocorrência de assimetria nos flaps, a entrada de algum objeto estranho numa turbina (como um pássaro), ou que o avião fosse pego por um vento que o deslocasse. Mecânicos de aviões afirmaram que seria "praticamente impossível" haver um reverso numa das turbinas do Fokker 100. Segundo o presidente do Sindicato dos Aeroviários de São Paulo, Valmir Paulo Ferreira, "não há possibilidade em um avião moderno como o Fokker". "Pode ter ocorrido uma perda de potência no momento da decolagem. Nesse caso, a aeronave perde a estabilidade e não consegue arremeter", disse o mecânico de vôo Jair Luís Ferreira. Holanda Dois peritos holandeses deverão acompanhar as investigações sobre as causas do acidente. A embaixada da Holanda foi informada ontem à tarde pela Aeronáutica. Segundo o major José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, a Fokker e o centro de apuração de acidentes aéreos da Holanda enviarão peritos a São Paulo. As caixas duas pretas do avião foram achadas pela TAM. Uma delas grava as conversas da cabine de comando e a outra as indicações do funcionamento do avião. A Aeronáutica investigará a ficha médica e fará um laudo psicológico do piloto do avião. Além disso serão analisadas as revisões feitas na aeronave para apurar uma possível falha técnica. (MARCELO GODOY e ANDRÉ LOZANO) Texto Anterior: Posição dos corpos aponta que as vítimas foram avisadas da queda Próximo Texto: Existem; Maluf; Alemanha; Arns; 1973; 1977 Índice |
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