São Paulo, sexta-feira, 1 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oito bebês serão exumados em Boa Vista

ANDRÉ MUGGIATI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BOA VISTA (RR)

O juiz Jorge Barroso, do Tribunal de Justiça de Roraima, autorizou ontem o pedido de exumação dos corpos de oito bebês mortos, neste mês, no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazaré.
O pedido foi feito ontem pelo promotor Marcos Regenold Fernandes. Ele informou que a exumação será feita hoje de manhã.
Ao todo, 36 crianças morreram no berçário da maternidade em outubro. Relatório do Ministério da Saúde divulgado anteontem afirma que 20 dos 36 bebês morreram devido à infecção hospitalar.
Ele disse que há indícios de que elas tenham morrido devido à infecção, embora seus atestados de óbito apontem outras causas.
Segundo o promotor, exames de DNA poderão detectar se há a presença das bactérias que causaram a infecção no hospital nos bebês.
"Se não for possível detectar as bactérias, tudo bem. Nós não vamos ficar omissos nesse caso."
Outras mortes
O Ministério Público investiga também a ocorrência de outras mortes, por infecção hospitalar, fora do berçário onde os 36 bebês morreram. Há a possibilidade de a infecção ter matado crianças que estavam internadas no pronto-socorro infantil.
O promotor disse ter ouvido o depoimento de mães que relataram que seus bebês adoeceram, dentro do hospital, com os mesmos sintomas da infecção.
Quatro dos bebês cuja exumação foi pedida estavam internados no pronto-socorro, não no berçário.
A assessoria de comunicação do governo informou ontem que houve um erro na redação do nome de Eleine Almeida da Silva, que não constava da lista de mães de recém-nascidos mortos, divulgada anteontem. O nome Eleine saiu grafado como Cilene.
O Ministério Público também deverá investigar a ocorrência de mortes por infecção hospitalar a partir de agosto. Desde então, morreram 64 bebês.
A direção da maternidade informou que está fazendo um levantamento para identificar o momento a partir do qual a infecção se instalou no berçário.
O CRM (Conselho Regional de Medicina) iniciou uma auditoria na maternidade para identificar as causas do surto de infecção.
Também estava prevista, para ontem à noite, a chegada a Boa Vista de uma comissão da Câmara dos Deputados, liderada pelo deputado Salomão Cruz (PSDB), para investigar o caso.

Texto Anterior: Usuária faz queixas aos Correios
Próximo Texto: Fotógrafo da Folha é agredido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.