São Paulo, sexta-feira, 1 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sanguinetti faz defesa do Mercosul

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente do Uruguai, Julio Maria Sanguinetti, afirmou ontem que o Mercosul não é um bloco fechado nem protecionista, mas, que ao contrário, é uma plataforma de lançamento para a integração comercial e econômica. É uma resposta direta às críticas formuladas recentemente por um técnico do Banco Mundial.
A defesa foi feita diante de uma platéia de empresários mexicanos. O principal argumento para a defesa do projeto de integração é conseguir economias de escala para competir com outros países. Para Sanguinetti, o modelo seguido é o de "regionalismo aberto".
O presidente uruguaio explicou que está em jogo a reconversão da estrutura produtiva, um processo "que o México fez de forma rápida, drástica e sacrificada em poucos anos", mas, que no Mercosul deve ocorrer de forma gradual. Sanguinetti refutou ainda a tese de que o bloco estaria desviando comércio de outras regiões, lembrando que se o comércio interno duplicou em cinco anos, com relação ao exterior houve um aumento de 40% no mesmo período.

Texto Anterior: Estimativas não são promessas
Próximo Texto: É proibido desanimar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.