São Paulo, sexta-feira, 1 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carlos Gomes é celebrado em Minas Gerais e na Inglaterra

Teatro de bonecos monta "O Guarani"; Londres vê "Fosca"

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE, E DE LONDRES

O grupo de teatro de bonecos Giramundo inicia amanhã uma turnê por Minas Gerais do espetáculo "O Guarani", em homenagem ao centenário da morte do compositor brasileiro Carlos Gomes.
Segundo o diretor do grupo, Álvaro Apocalypse, 59, as companhias européias de teatro de bonecos fazem esse tipo de adaptação praticamente desde que surgiu a ópera.
"No século passado, os grupos mostravam versões de óperas nas feiras e praças para os mais pobres, que não podiam pagar para entrar no teatro", explica.
As versões, porém, nem sempre eram absolutamente fiéis ao original, incluindo elementos picarescos e até de críticas aos governantes.
No final do espetáculo do Giramundo, por exemplo, o cacique Peri é despido de seus ornamentos indígenas e vestido com sandália de borracha e bermuda.
Após a cena em que os aventureiros festejam a descoberta de uma mina de ouro, é mostrada a mesma cena com bonecos menores, que, ao som de sanfona, mostram a cobiça e a rivalidade entre exploradores, que a ópera não apresenta.
O espetáculo utiliza cerca de 70 bonecos com tamanho de até 90 centímetros, especialmente feitos para serem apresentados em praça pública para grandes audiências.
Custo baixo
Segundo Apocalypse, o custo da montagem é baixo, porque a maioria dos bonecos foi utilizada na primeira montagem, feita em 1986 para a comemoração dos 150 anos do nascimento de Carlos Gomes.
Além das apresentações deste fim-de-semana no teatro Klauss Viana, em Belo Horizonte, (031/229-4316), "O Guarani" será mostrado em praças públicas de Divinópolis, Juiz de Fora e Montes Claros, cidades do interior do Estado de Minas Gerais.
Londres
Um concerto que lembrou os cem anos de morte de Carlos Gomes reuniu cerca de 70 pessoas na última segunda-feira à noite no Britten Theatre, em Londres.
Foram apresentados árias das óperas "Salvator Rosa" e "Fosca".
As grandes estrelas da noite foram a soprano Alison Hagley e o barítono Thomas Allen. O desempenho conjunto dos dois foi considerado o melhor da noite, principalmente na interpretação de "Don Giovanni", de Mozart.
Neil Thompson
Eles foram acompanhados pela Royal College of Music Sinfonia, uma orquestra jovem, com regência do maestro Neil Thompson.
Além das obras de Carlos Gomes e de Mozart, foram exibidas árias de"La Traviata", de Verdi, e "Romeu e Julieta", de Gounod.
O concerto faz parte de uma série de tributos ao compositor brasileiro, que acontece no mundo inteiro.
Em novembro, Placido Domingo vai estrear como diretor-artístico do Washington Opera (EUA), com "O Guarani", outra homenagem a Carlos Gomes.

Texto Anterior: TRADUÇÃO DE PESSOA
Próximo Texto: Campanha de popularização oferecerá 96 espetáculos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.