São Paulo, sábado, 2 de novembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Ajuda à reeleição; Meio a meio; Temas em ebulição; Caso a caso; Mulheres latinas; Prêmio de consolação; Interesse direto; Cheio de problemas; Melancia no pescoço; Aparando arestas; Maldade preventiva; Espinha maleável; Opção de esquerda; Zoológico político; Pedágio verde; Gato escaldado

Ajuda à reeleição
O Planalto deixou vazar aos parlamentares que não vetará as emendas individuais ao Orçamento de 97. É exatamente o contrário do que diz Kandir (Planejamento), que quer privilegiar as emendas coletivas.

Meio a meio
Cálculo de Mário Cavallazi (SC), após reunião de deputados do PPB em Brasília, com a presença do ministro Francisco Dornelles: "Se a bancada fosse decidir hoje, daria 52 votos a favor da reeleição e 48 contra".

Temas em ebulição
O líder do PMDB, Michel Temer (SP), esteve com FHC anteontem. Falaram de reeleição e da presidência da Câmara.

Caso a caso
O Planalto considera inevitável a renegociação da dívida dos Estados, mas não quer nem ouvir falar em uma regra só para todo mundo. Muito menos negociar com um bloco de governadores.

Mulheres latinas
O Parlamento Latino-Americano se reúne em 6 de dezembro para analisar proposta de estabelecer cotas por partido para mulheres em eleições. Marta Suplicy (PT-SP) é a relatora.

Prêmio de consolação
Sarney planeja conceder uma medalha legislativa ao economista Celso Furtado. Em desagravo às críticas que o criador da Sudene tem recebido do diretor da Área Internacional do Banco Central, Gustavo Franco.

Interesse direto
Michel Temer desautorizou os peemedebistas Geddel Vieira Lima, João Almeida e José Luiz Clerot a fazer campanha em seu nome para a presidência da Câmara. Os três querem substituir Temer na liderança da bancada.

Cheio de problemas
O Tribunal de Contas Estadual rejeitou as contas de 95 do governador Vitor Buaiz (PT-ES), por falhas técnicas. Buaiz atribui decisão a retaliação por defender o enxugamento do tribunal em sua reforma administrativa.

Melancia no pescoço
A médium Adelaide Scritori (Fundação Cacique Cobra Coral) promete dar um aviso público a FHC na próxima semana: o acidente aéreo em São Paulo é uma alerta para vender o "Luxão", o avião presidencial.

Aparando arestas
De Medeiros (Força Sindical), após conversa com FHC: "Não partirá para a reeleição tendo o movimento sindical contra".

Maldade preventiva
Membros das pastas da Fazenda e do Planejamento dizem que não falam das principais decisões da equipe econômica com o ministro Luiz Carlos Santos (Assuntos Políticos) e com os líderes governistas. Para evitar reclamações e vazamentos propositais.

Espinha maleável
Na elaboração do pacote fiscal, Luiz Carlos Santos só tomou conhecimento das medidas junto com os líderes partidários. Protestou, alegando que prejudicava o projeto de reeleição, mas no fim ficou tudo por isso mesmo.

Opção de esquerda
O presidente do STF, Sepúlveda Pertence, entrou na lista de ministeriáveis para ocupar a pasta da Justiça em 97. É dado como certo no Planalto que Nelson Jobim ocupará a vaga de Francisco Rezek no tribunal.

Zoológico político
Em pesquisas do PSB com eleitores em Belo Horizonte, o candidato do partido, Célio de Castro, é associado aos animais cachorro e lobo. O tucano Amílcar Martins, à coruja e à hiena.

Pedágio verde
A Secretaria do Meio Ambiente paulista estuda a adoção de uma taxa, a ser cobrada na conta de água, a fim de arrecadar dinheiro para a proteção das áreas de manancial. R$ 0,50 é o valor analisado pela equipe de Covas.

Gato escaldado
Candidato a prefeito de Guarulhos, Nefi Tales (PDT) entra na segunda com pedido para que Polícia Federal acompanhe a eleição na cidade (Grande São Paulo). Afirma temer fraudes, como na eleição passada.

TIROTEIO
De Mercadante, vice de Erundina (PT), sobre Maluf ter pedido a Covas que desative o Aeroporto de Congonhas, devido à tragédia com o avião da TAM em São Paulo:
- O Maluf mostra sua falta de escrúpulos usando isso eleitoralmente. Já foi governador e é prefeito pela segunda vez, mas nunca havia tocado no assunto.

Próximo Texto: Velhos amigos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.