São Paulo, sábado, 2 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pitta diz que PT inchou a prefeitura; Erundina acusa supersalário no PAS

DA REPORTAGEM LOCAL

O debate promovido ontem pela Folha e pela TV Cultura entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, Luiza Erundina (PT) e Celso Pitta (PPB), foi marcado pela subida no tom de agressividade entre os dois e pela troca de acusações de ambos os lados.
Pitta afirmou que Erundina, se eleita, vai inchar a máquina administrativa. A ex-prefeita disse que o PAS (Plano de Atendimento à Saúde) paga salários de até R$ 40 mil para seus diretores.
Os candidatos tiveram dificuldades para responder alguns dos ataques. Pitta não negou que os diretores do PAS tenham salários muito acima dos de mercado.
Por sua vez, Erundina afirmou que a prefeitura precisa de funcionários, evitando se comprometer com o enxugamento da máquina municipal.
A ex-prefeita ainda acusou a gestão do prefeito Paulo Maluf de cortar o investimento nas creches e entidades assistenciais conveniadas com a prefeitura. Erundina também lembrou que o Ministério Público de São Paulo chegou a denunciar Maluf pelo descaso com as crianças carentes.
Pitta rebateu lembrando que a prefeitura fez um acordo com o Ministério Público que permitiu a assistência a 15 entidades de apoio a crianças carentes.
Protesto
Durante o debate, o editor de Brasil da Folha, Fernando Canzian, criticou a assessoria da campanha de Pitta, que vetou a possibilidade dele e do jornalista Marco Nascimento, diretor de Jornalismo da TV Cultura, de fazerem réplicas às respostas dos candidatos a suas perguntas.
Em sua resposta, Pitta não explicou por que sua assessoria vetou as réplicas. O candidato se limitou a afirmar que a pergunta de Canzian era "agressiva".
Os assessores do PPB ainda condicionaram a participação de Pitta no debate a uma outra exigência: só dois jornalistas poderiam inquerir os dois candidatos. A Folha e a TV Cultura defendiam a participação de quatro jornalistas.
O debate foi o primeiro realizado entre os finalistas da disputa em São Paulo. Foi transmitido ao vivo pela Cultura. A Folha publica amanhã os principais trechos.
O programa foi mediado por Matinas Suzuki Jr., editor-executivo da Folha e apresentador do programa Roda Viva, da Cultura.

Texto Anterior: PDT decide apoiar candidato do PPB
Próximo Texto: Os candidatos no rádio e na TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.