São Paulo, sábado, 2 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lerner tenta deter avanço do PSDB em Londrina

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

O publicitário Celso Loducca e o governador Jaime Lerner são as armas do candidato do PDT à Prefeitura de Londrina, Antônio Belinati, para impedir o avanço da candidatura do deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB) na disputa pela Prefeitura de Londrina.
Belinati por pouco não se elegeu no primeiro turno. Teve 48,86% dos votos válidos e culpou a votação eletrônica pela derrota. Sua suposta vitória chegou a ser comemorada no início da tarde de 3 de outubro pelo próprio governador.
Os maiores índices de votos nulos (erros de votação) aconteceram em redutos tradicionais de sua candidatura.
O segundo turno apresenta uma situação diferente. Com o apoio do PMDB, do PMN e do prefeito Luis Eduardo Cheida (PT), o candidato tucano Luiz Carlos Hauly tem obtido números surpreendentes nas pesquisas de opinião.
Institutos de pesquisas apontam os dois candidatos empatados na preferência do eleitorado.
Loducca
Isso provocou o chamado do publicitário Celso Loducca para assessorar a campanha de Belinati, e do governador para participar dos comícios de campanha.
Os tucanos tentam desqualificar a participação de Lerner na campanha de Belinati. O governador já participou de um comício e do lançamento de convênios.
Para os líderes do PSDB em Londrina, as últimas gestões econômicas de Lerner -que conseguiu as montadoras Renault, Crysler e Skoda- privilegiaram o sul do Paraná em detrimento "do norte que produz e gera recursos".
Racha do PT
O racha do PT também tem auxiliado Hauly na disputa contra Belinati. O prefeito Luis Eduardo Cheida (PT), que venceu a eleição para prefeito devido ao apoio do então prefeito Antônio Belinati contra o tucano Wilson Moreira, hoje apóia a candidatura tucana, conseguindo apoio a Hauly nas regiões periféricas de Londrina, principal reduto de Belinati.
O apoio de Cheida a Hauly provocou o imediato apoio da Executiva do PT em Londrina a Belinati.
O candidato derrotado do PT à prefeitura, deputado federal Paulo Bernardo, diz que Cheida, além "de trair o partido", que é inimigo do PSDB no plano nacional, traiu quem o ajudou a se eleger prefeito.
Cheida disse, em entrevista, que o apoio a Hauly se deu pela postura do candidato "em manter obras fundamentais para a população".

Texto Anterior: Confronto entre Maia e Alencar domina disputa
Próximo Texto: Londrina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.