São Paulo, sábado, 2 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volks inaugura fábrica com presença de FHC

FERNANDO PAULINO NETO
ENVIADO ESPECIAL A RESENDE (RJ)

A inauguração da fábrica de ônibus e caminhões da Volkswagen, em Resende, a 150 quilômetros do Rio, com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso, foi realizada em clima ufanista.
FHC previu que o Brasil ultrapassará a Alemanha como primeiro mercado da montadora.
O presidente da Volks no Brasil, Pierre-Alain De Smedt, mesmo sem querer precisar uma data, afirmou que é factível a previsão do presidente.
Hoje, os alemães consomem 15% a mais produtos Volkswagen do que os brasileiros.
FHC disse que "o desafio é ter o mercado maior que a Alemanha" e produzir carros "de igual ou maior qualidade" que a matriz da empresa.
Consórcio modular O presidente do Conselho de Administração da Volkswagen no Brasil e na Argentina, José Ignacio López de Arriortúa, idealizador do sistema de consórcio modular (no qual cada fornecedor é responsável pela montagem de sua parte), que está sendo posto em prática pela primeira vez no mundo, anunciou que a Volkswagen fabricará sua camionete Caravelle em Resende.
Smedt disse que a produção da Caravelle deve se iniciar no começo do ano que vem.
Ele afirmou que os estudos sobre o volume da produção das camionetes na fábrica do Rio ainda não estão terminados.
Capacidade A fábrica de Resende, que demorou cinco meses para ser construída, prazo considerado um "milagre" por Arriortúa em função do tamanho do empreendimento, tem capacidade de produção de 30 mil chassis de ônibus e caminhões por ano.
O investimento da Volkswagen para concretizar o sonho de Arriortúa consumiu recursos de US$ 300 milhões e empregará 1.500 pessoas, segundo informou o presidente do Conselho de Administração.
A fábrica provisória, que está funcionando há um ano em galpão da metalúrgica Rheem, em terreno próximo ao da fábrica inaugurada ontem, continuará a fazer chassis de ônibus. No primeiro ano, foram construídas 960 unidades.
Além do presidente Fernando Henrique Cardoso e dos executivos da Volkswagen, participaram da inauguração os ministros de Estado Francisco Dornelles, da Indústria, do Comércio e do Turismo, José Israel Vargas, da Ciência e Tecnologia, e o porta-voz da presidência da República, Sérgio Amaral.
Audi Smedt informou ainda que não há nenhuma decisão sobre o local da fábrica da Audi (marca que pertence à Volks) no Brasil.
Segundo ele, todos os Estados interessados ofereceram condições semelhantes.
A decisão poderá sair levando em conta a qualidade da mão-de-obra e condições de treinamento oferecidas pelos Estados.

Texto Anterior: Abílio Diniz é condenado à prisão
Próximo Texto: "Projeto é revolucionário"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.