São Paulo, sábado, 2 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretora Hettie Macdonald explicita a 'Delicada Atração'

ADRIANE GRAU
FREE-LANCE PARA A FOLHA EM SAN FRANCISCO

Quando escreveu "Delicada Atração" como uma peça de teatro, o então professor primário Jonathan Harvey só queria mostrar que nem sempre os homossexuais como ele tem dificuldades em revelar para a família sua escolha sexual.
"Meus pais nunca me rejeitaram", contou numa entrevista ao lado da diretora Hettie Macdonald quando o filme foi apresentado no Mill Valley Film Festival no início de outubro.
O filme recebeu o prêmio destinado aos novos talentos da 20ª Mostra. A diretora de "Delicada Atração", Hettie Macdonald, foi a encarregada pelo Channel Four britânico para transformar a peça em filme.
Mesmo com um tema tão picante, nem filme nem peça geraram polêmica na Inglaterra. "Até queríamos que fosse mais controverso, pois assim o debate estaria lançado", afirma Hettie, lembrando que a censura categorizou o filme para maiores de 15 anos.
Ela revela também que as escolas não podem levar alunos para assistí-lo nos cinemas porque há uma lei na Inglaterra proibindo instituições de ensino de divulgarem qualquer ato que promova ou encoraje o homossexualismo. "É ridículo achar que "Delicada Atração" encoraja o homossexualismo", afirma ela.
Segundo Hettie, o público que assiste ao filme nos festivais em que esta sendo mostrado antes de ser distribuído mundialmente é bastante variado. "Como não somos alienados e há personagens heterossexuais como o namorado da mãe, a audiência não enxerga apenas a temática homossexual", afirma ela.
Os atores encarregados de fazer os papéis principais "foram educados em escolas católicas", afirma Hettie. "Mas ninguém desistiu por causa do tema".

Texto Anterior: Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Próximo Texto: João Antônio: retrato de um escritor brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.