São Paulo, sábado, 2 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caetano Veloso ocupa jornais franceses

BETINA BERNARDES
DE PARIS

As três apresentações de Caetano Veloso em Paris (segunda a quarta-feira últimas), receberam grande destaque dos cadernos culturais dos principais jornais de circulação nacional da França.
Provando o interesse que o compositor desperta no país, os ingressos para os shows esgotaram duas semanas antes das apresentações.
O "Le Monde" dedicou ao cantor uma página inteira na edição de quarta-feira passada.
"Caetano Veloso, 'dandy' sem religião, explora as Américas" é o título da reportagem do diário.
"Clássico e provocante, cultuado e atento às modas, Caetano Veloso é hoje o líder de uma música brasileira em plena saúde, onde o rap, o funk, o zouk, as tradições do sertão nordestino ou o samba-reggae criam um novo espaço sonoro", diz o texto.
Candomblé e cinema-novo
O jornal vai mais longe e associa o compositor ao candomblé, ao cinema-novo e à guitarra elétrica.
Também no jornal "Libération", Caetano é o "elegante brasileiro, quinquagenário com sorriso de adolescente", que apresenta ritmos que vão do tango e da bossa ao canto tradicional.
A reportagem ocupa meia página no caderno cultural do jornal, que mandou um enviado especial a Turim (Itália) para acompanhar a apresentação de Caetano em 11 de outubro -mesmo dia da morte do cantor Renato Russo.
"Poeta do verbo"
O texto de outro jornal francês, "Le Figaro", com o título "Caetano Veloso, o Brasil expatriado", diz que o artista "é mais que um cantor: é um poeta do verbo e das formas, um desses grandes gênios que alargam o mundo aproximando as culturas".
Caetano apresenta em sua turnê européia o show "Fina Estampa", engordado por clássicos do seu repertório como "Sampa" e "Leãozinho". Apresenta-se acompanhado por Jaques Morelenbaum (violoncelo), Zeca Assumpção (baixo), Luis Brasil (guitarra) e Marcelo Costa (bateria).

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Vídeo e disco terão página na Ilustrada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.