São Paulo, sábado, 2 de novembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Três países fazem eleições amanhã

Socialistas devem vencer na Iugoslávia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Três países ex-comunistas dos Bálcãs elegem novos governos amanhã: Iugoslávia (Sérvia e Montenegro), Bulgária e Romênia.
Na Iugoslávia, é a primeira vez que o presidente Slobodan Milosevic põe seu poder em jogo após o fim da guerra civil na vizinha Bósnia -e ele deve vencer.
Os sérvios e montenegrinos vão eleger autoridades locais e o novo Parlamento. As eleições presidenciais são indiretas. O Partido Socialista, de Milosevic, lidera uma coalizão com a Nova Democracia e a Esquerda Iugoslávia.
Milosevic abandonou o apelo nacionalista do tempo da desintegração da antiga Iugoslávia e agora se apresenta como o responsável pela paz e estabilidade. Desta forma, deve alcançar a maioria, apesar de seus últimos anos de governo terem sido marcados pelas dificuldades econômicas da guerra.
Bulgária
Já na vizinha Bulgária a esquerda, também no governo, não deve se dar tão bem nas eleições de amanhã. O candidato anticomunista a presidente, Petar Stoyanov, aparece com 64% na última pesquisa do Gallup, contra 36% do ministro socialista da Cultura, Ivan Marazov. Stoyanov já venceu o primeiro turno. O cargo de presidente tem pouca importância.
A campanha de Marazov foi toda voltada para a nostalgia dos tempos do comunismo -que representava pão barato e ruas seguras, na visão dos socialistas. "Virar capitalista foi um grande erro para a Bulgária. Tudo era melhor antes", disse no comício final o aposentado Sultan Ignatov.
Romênia
Nas eleições gerais da Romênia, o presidente Ion Iliescu, também ligado à esquerda, deve ter uma vitória apertada sobre Emil Constantinescu, do partido Convenção Democrática, levando a disputa para o segundo turno.
O pior para Iliescu, no poder desde 1989, é que o seu Partido da Social-Democracia, formado por ex-comunistas, está em segundo nas eleições parlamentares.

Texto Anterior: Queda de avião na Guatemala mata 14
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.